Conheça a Universidade Federal de Alagoas – UFAL

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Eaí, partiu estudar em um dos estados do litoral tropical brasileiro, marcado por praias de areia branca repletas de palmeiras, lagoas cristalinas e recifes de corais? A Universidade Federal de Alagoas não está exatamente na beira da praia (como você deve ter imaginado rsrs, mas está pertinho 🌊). Dependendo do campus que escolher, você pode estar no litoral ou no coração do estado de Alagoas.

Um pouco sobre a Universidade Federal de Alagoas

O nordeste possui instituições de renome e dentre elas está a Universidade Federal de Alagoas. Com um ensino tradicional, a instituição, fundada em 1961, une qualidade e excelência para cerca de 26 mil alunos matriculados nos 84 cursos de graduação, distribuídos em 23 Unidades Acadêmicas. Atualmente, a universidade possui 4 campus divididos em 3 regiões: Sertão, Agreste e Leste. Dentre esses, em apenas 2 deles você poderá cursar medicina, sendo eles o Campus A.C. Simões (em Maceió) e o Campus Arapiraca.

A UFAL tem por missão produzir, multiplicar e recriar o saber coletivo em todas as áreas do conhecimento de forma comprometida com a ética, a justiça social, o desenvolvimento humano e o bem comum. Seu objetivo é tornar-se referência nacional nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, firmando-se como suporte de excelência para as demandas da sociedade.

– Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

O Campus de Maceió fica a 280 km (cerca de 4 horas e meia*) de Aracaju e a 244 km (cerca de 3 horas e meia*) de Recife. Já o de Arapiraca, encontra-se a 198 km (cerca de 3 horas*) de Aracaju e a 134 km (cerca de 2 horas*) de Maceió. 

* tempo médio gasto para um deslocamento realizado de carro.

É HORA DO RANKING E DAS NOTAS!

Folha de São Paulo: 45º lugar (sendo 38º em internacionalização e 46º em pesquisa)

Estadão: 4 estrelas

MEC: 4 pontos

ENADE: 5 pontos

 

Um pouco sobre o curso de Medicina

A Faculdade de Medicina de Alagoas foi fundada em 03 de maio de 1950 e, em janeiro de 1951, teve autorizado seu funcionamento e primeiro vestibular. Ao longo desses anos, vem formando profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho. 

Com uma estrutura curricular de graduação que envolve carga horária total de 8251h, é  possível concorrer a bolsas disponibilizadas pela instituição a fim de ajudar os alunos da Universidade. Para ingressar na UFAL, são disponibilizadas 160 vagas anuais, 100 para o campus de Maceió e 60 para o campus de Arapiraca, e o ingresso é feito por meio do vestibular do ENEM.

O Curso de Graduação em Medicina da UFAL tem como perfil do formando egresso/profissional o médico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Diferenciais

  • Intercâmbio: Através da Assessoria de Intercâmbio Internacional – ASI,  os alunos podem se candidatar a bolsas no cenário internacional, contribuindo para a formação acadêmica, científica, linguística e cultural do corpo docente dos estudantes. Os acordos internacionais, parcerias e consórcios são feitos através de programas como o Bolsa Ibero-americana – Santander.

 

  • Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes: O HUPAA é um órgão suplementar da Universidade Federal de Alagoas – Ufal, que mantém uma relação funcional com o Centro de Ciências da Saúde – CSAU, com ações que abrangem as áreas de ensino, pesquisa e assistência não só à comunidade assistida pelo SUS em Maceió, mas também à pacientes das cidades do interior de Alagoas, sendo por isso, um hospital de referência . O HUPAA recebe os alunos de graduação, supervisionados pela Direção de Ensino, gerando inúmeros benefícios acadêmicos e especialmente sociais.

  • Vasto acerto na biblioteca: Para completar a base de ensino oferecido, a biblioteca central da UFAL conta com um acervo em ensino de aproximadamente 20.000 livros e 58.000 títulos e é aberta ao público a fim de fornecer material de consulta especializada em assuntos científicos e tecnológicos. A biblioteca central participa de programas especiais de comutação bibliográfica, como COMUT e outros, que visam localizar e obter dados em outras bibliotecas do País e do exterior.

O que fazer em Maceió?

Com mais de um milhão de habitantes, a cidade de Maceió é a capital do estado de Alagoas, na costa leste do Brasil. O seu centro histórico abriga casas coloniais em tons pastel, uma catedral do século XIX e o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, localizado numa mansão renovada à beira-mar. Protegida por um recife, a costa tem inúmeras praias de areia branca. A Praia de Ponta Verde oferece um passeio repleto de palmeiras, quiosques na praia e desportos aquáticos, sendo um dos maiores atrativos turísticos da região Nordeste. 

Eaí, Medaholic, qual o seu estilo de rolê? Praia ou Shopping (ou os dois)? Em Maceió, você vai poder aproveitar o melhor dos dois mundos (a Hannah Montana fazendo escola). Durante o dia, a melhor opção é visitar as praias, piscinas naturais, o Mirante da Sereia e o Mirante São Gonçalo. Também é possível passear pelos shoppings, mercados centrais e áreas culturais de Maceió como o Museu Theo Brandão e o Palácio Floriano Peixoto. Para os jovens que buscam agitação noturna, os bares e casas de shows são ótimas opções para se distrair e sair da rotina, principalmente para quem estuda um curso que demanda tanta dedicação e foco, como é o caso de Medicina.

 

O que fazer em Arapiraca?

Estando a apenas 2 horas de Maceió, Arapiraca se diferencia muito da capital pernambucana. Se você não é apegado ao estilo de cidades grandes e suas agitações, Arapiraca vai ser perfeita! Mas a cidade não é parada, viu?

Podemos indicar dois lugares na cidade que você pode curtir: o Parque Ceci Cunha (uma área de lazer, onde jovens e famílias se encontram para passear e aproveitar o lugar. O parque conta com espaço de lazer para crianças, área para caminhadas, ciclovias, lanchonetes, áreas verdes e um lindo Lago artificial) e o Lago da Perucaba (um lago equipado de estabelecimentos comerciais, duas quadras poliesportivas, duas outras de areia, ciclovia, área de passeio, praça de eventos, playground, espaço Sesc Ler e, ainda, no final de sua extensão, o Planetário Digital Municipal, o maior do gênero no Brasil.).

 

Eaí, conseguimos te ajudar?

Se interessou pelo curso de Medicina na Universidade Federal de Alagoas? Então aproveite, acesse o Melhores Escolas Médicas e se prepare com os melhores conteúdos para o vestibular da instituição! O Melhores Escolas Médicas quer te ajudar nessa jornada, disponibilizando conteúdos gratuitos por meio de planners, resumos de biologia, simulados, mapas mentais e muito mais! 🤩

Ah, e aproveita para nos seguir nas nossas redes sociais (Instagram, TikTok, Twitter, Telegram e YouTube), pois lá a gente está DIARIAMENTE postando vários conteúdos legais e importantíssimos para o seu sucesso!

Sobre a unidade

Nota de Corte
820,01
Vagas por ano
160 vagas
Ingresso
Sisu
Atlética Médica
Associação Atlética Acadêmica Lendária (@aaalendaria)
Vestibular
ENEM
Metodologia
Tradicional
Categoria
Pública
Telefone
(82) 3214-1858
Endereço
Campus A.C. Simões, Av. Lourival Melo Mota, s/n - Tabuleiro do Martins, AL, 57072-900

Local da unidade

O que já temos dessa escola médica?

Webséries

Matérias

Podcasts

 

Quer o MEM na palma da mão?