Conheça a UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Estudar em Ouro Preto vai ser uma experiência gigantesca! A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) vai te inserir numa imensidão de cultura, culinária, aventuras e qualidade de vida (🤩). Além de MUITO conhecimento a ser adquirido.  Partiu conhecer um pouco dessa possibilidade para o seu futuro?

 

Um pouco sobre a Universidade Federal de Ouro Preto

Criada em 21 de agosto de 1969, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) é uma escola médica pública federal brasileira localizada em Ouro Preto, no estado de Minas Gerais. Atualmente, é uma das mais importantes universidades de Minas Gerais e também do Brasil.

A UFOP busca trazer o século XXI a uma cidade com mais de 300 anos. Ao mesmo tempo, a proposta de preservação se reafirma através de projetos como a Oficina de Cantaria, que recupera importantes monumentos históricos, e o Fórum das Artes, que promove a reflexão sobre artes e patrimônio. O Museu de Ciência e Técnica, o Museu de Pharmácia e o Observatório Astronômico são importantes centros de conservação da memória e da cultura, que guardam um legado de conhecimento para a sociedade.

Hoje, a UFOP oferece 51 cursos de graduação, sendo 47 presenciais e quatro a distância. Quanto à pós-graduação, são ofertados 24 cursos de mestrado acadêmico e oito profissionais, 15 opções de doutorado e 10 especializações. No total, são mais de 11 mil alunos, cerca de 800 técnicos-administrativos e aproximadamente 900 professores, entre efetivos e substitutos. 

O Campus de Ouro Preto fica a 100 km (cerca de 1 hora e 48 minutos*) de Belo Horizonte e a 399 km (cerca de 6 horas*) do Rio de Janeiro. 

* tempo médio gasto para um deslocamento realizado de carro.

 

Um pouco sobre o Curso de Medicina

O Curso de Medicina foi criado em 2006 e implantado em 2007 na UFOP. Com 40 vagas sendo ofertadas anualmente, a concorrência manteve índices altos, mas não constantes: o primeiro vestibular, ocorrido em meados de 2007, teve a relação de 213 candidatos para cada vaga; os seguintes, 78, 144, 108, 158, 161, e 228 e assim vai. A seleção, posteriormente, passou a ser feita por meio do Sistema de Seleção Unificada do Governo Federal, pelo qual os números permaneceram elevados. Observa-se que há maior concorrência no meio do ano: época em que menos universidades realizam os seus processos seletivos.

“O profissional de Medicina formado na UFOP poderá ingressar no mercado de trabalho para atuar nas áreas de saúde da família e medicina de urgência de baixa e média complexidade, ou seguir carreira ingressando em especializações em diversas áreas como clínica médica, pediatria, cirurgia, medicina de urgência, saúde da mulher, saúde da criança e do adolescente, saúde do adulto e do idoso, saúde do trabalhador, saúde mental e saúde coletiva.”

  • Universidade Federal de Ouro Preto

É hora do Ranking e das Notas!

Nota de Corte: 799,19

Folha de São Paulo: 32º lugar 

Estadão: 4 estrelas

MEC: 4 pontos

ENADE: 4 pontos

 

O que fazer em Ouro Preto?

Ouro Preto é uma cidade colonial localizada na Serra do Espinhaço (na zona leste do Brasil). É conhecida pela arquitetura barroca, que inclui pontes, fontes e praças, e pelas ruas calcetadas íngremes e sinuosas (quase uma montanha russa kkkk).

Nenhuma outra cidade de Minas Gerais tem tantas igrejas belíssimas e ricas para conhecer quanto Ouro Preto. E elas não são importantes apenas pela questão religiosa não, hein? Muitas são verdadeiras obras de arte e exemplares magníficos da arquitetura colonial. Entrar nas igrejas de Ouro Preto é como visitar museus literalmente, pois você vai ter que organizar sua agenda de acordo com os horários de abertura de cada uma até mesmo o valor de ingresso que algumas cobram.

Ouro Preto tem como grande marca a intensa atividade mineradora no período colonial, quando a cidade ainda era a famosa Vila Rica (tempos e tempos atrás). A riqueza foi embora para a Europa (levaram nosso ourooooo), mas ainda é possível visitar algumas das minas de onde eram retiradas toneladas de minérios e pedras preciosas. Durante a visita, os turistas entram nas minas e ouvem detalhes sobre como era a exploração nos locai. Os passeios são acompanhados por guias. As minas estão localizadas nos jardins de propriedades particulares e o custo médio do passeio é R$ 30. 

 

Eaí, conseguimos te ajudar?

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) oferece diversas formas para melhor capacitar os futuros médicos. Então vamos começar a se preparar! O Melhores Escolas Médicas quer te ajudar nessa jornada, disponibilizando conteúdos gratuitos por meio de planners, resumos de biologia, simulados, mapas mentais e muito mais! 🤩

Ah, e aproveita para nos seguir nas nossas redes sociais (Instagram, TikTok, Twitter, Telegram e YouTube), pois lá a gente está DIARIAMENTE postando vários conteúdos legais e importantíssimos para o seu sucesso!

Conheça mais sobre as Escolas Médicas do Brasil assistindo os vídeos da nossa websérie onde mostramos com detalhes várias curiosidades e informações essenciais para você fazer a sua escolha!

Sobre a unidade

Nota de Corte
799,19
Contato
(31) 3559-1300

Local da unidade

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina