Conheça a Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Estudar em Cuiabá vai ser uma experiência DE OUTRO MUNDO! A Universidade do Mato Grosso (UFMT) vai te inserir numa imensidão de cultura, culinária, aventuras e qualidade de vida (🤩). Além de MUITO conhecimento a ser adquirido.  Partiu conhecer um pouco dessa possibilidade para o seu futuro?

 

Um pouco sobre a Universidade Federal do Mato Grosso

Criada em 10 de dezembro de 1970 a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é, atualmente, a única universidade federal no Estado e, durante muitos anos, foi também a única instituição de Ensino Superior em Mato Grosso, constituindo presença marcante no cenário socioeconômico e cultural não apenas pela colocação no mercado de trabalho milhares de profissionais graduados e pós-graduados, como também pelas suas atividades de pesquisa e extensão. 

Com Câmpus-sede localizado em Cuiabá, a UFMT tem presença em todo o Estado a partir da educação presencial ofertada, além da capital, nos Câmpus do Araguaia, composto pelas unidades de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, Rondonópolis (que está em processo de desmembramento para se tornar a segunda Universidade Federal do Estado) e Sinop. 

Outras unidades que dão apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão são os laboratórios de áreas específicas e de uso coletivo, como o herbário e o biotério; o Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres (Cempas), o ginásio de esportes, o parque aquático, museus, Teatro Universitário e a Biblioteca Central, o maior sistema de bibliotecas do Estado, somando mais de 400 mil volumes.  Além disso, conta com forte e reconhecida atuação na disseminação da cultura e do conhecimento a partir de sua Orquestra Sinfônica e Coral.

Quer saber quanto tempo você levaria para ir para algumas cidades próximas? Da UFMT para Brasília você leva 14h e 30min; pra Goiânia 12h e para Campo Grande 9h e 30min.

* tempo médio gasto para um deslocamento realizado de carro.

 

 

É hora do Ranking e das Notas!

Folha de São Paulo: 33º lugar em Cursos de Medicina

Estadão: 3 estrelas

MEC: 4 pontos

ENADE: 5 pontos

Nota de Corte 779,00 pontos. 

 

Diferenciais

  • Possui um Laboratório de de Habilidades Clínicas e Simulação.
  • Laboratório de Tecnologia Aplicada ao Ensino Médico(LATEM) :  produção das videoaulas (gravação, edição, efeitos especiais, finalização e renderização), podcasts, atlas 3D e 2D
  • Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes de Medicina (NAPEM): Atendimento psicopedagógico aos discentes de medicina.

 

O que fazer em Cuiabá?

Ela fica  exatamente no centro da América do Sul  – as distâncias das extremidades norte, sul, leste e oeste se encontram sobre essa cidade – e, só por isso, já é motivo para ser visitada, principalmente se você for uma daquelas pessoas que persegue marcos, pontos míticos e coisas assim.

A cidade é a porta de entrada para diversas atrações turísticas, como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães, mas, olhando com jeitinho, Cuiabá tem seus encantos. A cidade tem igrejas seculares, museus, galerias de arte, praças, monumentos, uma vida noturna agitada, boa comida e uma natureza exuberante em seus arredores.

Parque Mãe Bonifácia: cheio de espécies vegetais típicas do Cerrado, esse parque é perfeito para fugir do calorão que faz em Cuiabá. De fácil cesso, ele tem banheiros, bebedouros e pistas para caminhada.

Arena Pantanal: ele foi um dos estádios da Copa do Mundo e possui uma moderna estrutura. Diferente dos demais que são arredondados, ele tem um formato mais retangular. Eu assisti um jogo do Vasco contra o Luverdense e, para variar, o Vasco perdeu. Avenida Agrícola Paes de Barros, Verdão.

Museu do Rio e Aquário Municipal: eu achei ambos muito mal cuidados. O museu é pequeno, simples e várias salas estavam fechadas para manutenção. No Aquário há alguns peixes da região, mas não é nada exuberante.

 

Eaí, conseguimos te ajudar?

A Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) oferece diversas formas para melhor capacitar os futuros médicos. Então vamos começar a se preparar! O Melhores Escolas Médicas quer te ajudar nessa jornada, disponibilizando conteúdos gratuitos por meio de planners, resumos de biologia, simulados, mapas mentais e muito mais! 🤩

Ah, e aproveita para nos seguir nas nossas redes sociais (Instagram, TikTok, Twitter, Telegram e YouTube), pois lá a gente está DIARIAMENTE postando vários conteúdos legais e importantíssimos para o seu sucesso!

Conheça mais sobre as Escolas Médicas do Brasil assistindo os vídeos da nossa websérie onde mostramos com detalhes várias curiosidades e informações essenciais para você fazer a sua escolha!

Sobre a unidade

Nota de Corte
779,00
Vagas por ano
180 vagas
Contato
(65) 3615-8000
Endereço
R. Quarenta e Nove, 2367 - Boa Esperança, Cuiabá - MT, 78060-900

Local da unidade

Quer o MEM na palma da mão?