Conheça a Universidade Federal do Pará – UFPA

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Eaí, partiu estudar na terra do Acaí e de tanta tradição brasileira? A Universidade Federal do Pará vai te encantar e te echer de alegria e inspiração!

Um pouco sobre a Universidade Federal do Pará

Criada em 1957, a Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma instituição de ensino superior pública brasileira, situada no estado do Pará e sediada em Belém. Curiosidade: algumas de suas faculdades, como a de Direito, a de Farmácia e a de Medicina (originalmente Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, fundada em 1919) estão entre as mais antigas do Brasil.

A Universidade do Pará foi criada oficialmente em 2 de julho de 1957, pelo decreto nº 3.191, sancionada pelo então presidente Juscelino Kubitschek, após cinco anos de tramitação legislativa. Congregou as sete faculdades federais, estaduais e privadas existentes em Belém: Medicina, Direito, Farmácia, Engenharia, Odontologia, Filosofia, Ciências e Letras e Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais.

Atualmente, a UFPA possui 12 campus, Escola de Música, Escola de Aplicação, Escola de Teatro e Dança, 2 Hospitais Universitários, 9 Núcleos e mais!

O Campus Sede (Belém) fica a 576 km (cerca de 10 horas e 15 minutos*) de São Luís, a 909 km (cerca de 14 horas*) de Teresina e a 833 km (cerca de 13 horas*) de Altamira (onde encontra-se o outro campus que oferta o curso de Medicina). 

* tempo médio gasto para um deslocamento realizado de carro.

É hora do Ranking e das Notas!

Nota de Corte: 873,95

Folha de São Paulo: 29º lugar 

Estadão: 4 estrelas

MEC: nota 3

ENADE: nota 3

 

Um pouco sobre o curso de Medicina

Com mais de 100 anos de experiência, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará é responsável pela formação de quase 8 mil médicos no Estado do Pará.

O Curso de Medicina da UFPA tem sua origem na Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, fundada em 9 de Janeiro de 1919, por médicos paraenses liderados pelo professor Camillo Salgado, com o apoio da Associação Científica do Pará.

Para cursar Medicina na UFPA você tem duas opções de campus: Belém (sede) e Altamira. Além disso, possui 2 Hospitais Universitários bastante ativos que atendem às necessidades da comunidade. Somente em 2020, por exemplo, foram realizadas mais de 5 mil e 200 cirurgias, quase 35 mil consultas, quase 240 mil procedimentos e mais de 1 milhão de exames.

O que fazer em Maceió?

Belém é, sem dúvidas, moldada e construída pela mistura das culturas dos negros escravizados, indígenas e europeus. Além de ser uma das capitais mais interessantes da Amazônia. Em Belém, você encontrará uma das maiores manifestações religiosas do país, uma cultura gigantesca, histórica, belezas naturais e uma gastronomia impecável.

Inclusive, já falando nela, em outubro acontece o Círio de Nazaré, o maior evento da cidade. É uma festa católica celebrada todos os anos em Belém que reúne mais de 2 milhões de pessoas. DICAAAA: Se você for nessa época, prepare-se para multidões.

  • Mercado Ver-o-Peso: localizado na Campina, às margens do rio Guamá, na baía de Guajará, era um importante entreposto fiscal onde se media o peso das mercadorias e os impostos devidos à Coroa Portuguesa. Hoje funciona como maior mercado a céu aberto da América Latina. Na verdade, esse é o ponto turístico mais famoso e marcante da cidade. É nele que você vai encontrar diversos produtos clássicos e típicos da região como castanhas, tucupi, farinhas e os famosos perfuminhos mágicos.
  • É A TERRA DO AÇAÍ! Visite e Feira do Açaí durante a madrugada em qualquer dia da semana. Sim! A feira acontece durante a madrugada ao lado do Mercado Ver-o-Peso.
  • Estação das Docas: complexo turístico e gastronômico que ocupa 500 metros de orla fluvial do antigo porto de Belém. Dentro dos três galpões de ferro inglês que foram restaurados, você encontrará restaurantes, bares, espaço para eventos e mais.
  • Mangal das Garças: parque zoobotânico que ocupa uma área com mais de 40 mil metros às margens do Rio Guamá. Lá você encontrará um borboletário, um açaizeiro e poderá ter contato com centenas de garças.

Essas são apenas algumas das opções que você encontrará em Belém. Além dessas, você pode visitar as igrejas, museus e muitos outros lugares que são referência na capital do Pará.

 

Eaí, conseguimos te ajudar?

Se interessou pelo curso de Medicina na Universidade Federal do Pará? Então aproveite, acesse o Melhores Escolas Médicas e se prepare com os melhores conteúdos para o vestibular da instituição! O Melhores Escolas Médicas quer te ajudar nessa jornada, disponibilizando conteúdos gratuitos por meio de planners, resumos de biologia, simulados, mapas mentais e muito mais! 🤩

Ah, e aproveita para nos seguir nas nossas redes sociais (Instagram, TikTok, Twitter, Telegram e YouTube), pois lá a gente está DIARIAMENTE postando vários conteúdos legais e importantíssimos para o seu sucesso!

Sobre a unidade

Nota de Corte
873,95
Contato
(91) 3201-7390
Endereço
R. Augusto Corrêa, 01 - Guamá, Belém - PA, 66075-110

Local da unidade

Quero saber tudo do mundo Med!