Conheça o curso de Medicina no Centro Universitário CESMAC 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Eaí, partiu estudar em um dos estados do litoral tropical brasileiro, marcado por praias de areia branca repletas de palmeiras, lagoas cristalinas e recifes de corais? O Centro Universitário CESMAC não está exatamente na beira da praia (como você deve ter imaginado rsrs, mas está pertinho 🌊). 

Um pouco sobre o Centro Universitário CESMAC

Imagine você trabalhando durante o dia e tendo apenas o turno da noite para estudar, mas sem ter essa possibilidade, pois não tinha instituição que desse aula durante a noite? Essa era a situação até 1971, quando a Fundação Educacional Jayme Altavila (FEJAL) surgiu. E surgiu, inclusive, por conta de uma preocupação do fundador – padre Teófanes Augusto de Araújo Barros – com essas pessoas que não tinham turno disponível para estudar a não ser o da noite.

Dois anos depois, em 05 de outubro, foi sancionado pelo prefeito de Maceió da época o decreto que autorizava o funcionamento do, hoje, Centro Universitário CESMAC. No mesmo ano, a instituição ofertou 9 cursos e 40 vagas no total.

De lá pra cá, MUITA COISA MUDOU, HEIN? Por exemplo, hoje o CESMAC possui 27 cursos de graduação distribuídos em 6 campus com modernos laboratórios para seus estudantes e clínicas que fazem atendimento gratuito à população carente de Maceió e do Estado.

Ah, mas foca em um dos campus só! O Campus I, que é onde você vai cursar medicina, tá? Além de medicina, nesse campus também estão os cursos de Nutrição, Odontologia, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia e Medicina Veterinária. Ou seja, só a galera da saúde. 

O Campus I fica a 273 km (cerca de 4 horas*) de Aracaju-SE e a 256 km (cerca de 3 horas e 40 minutos*) de Recife-PE. 

* tempo médio gasto para um deslocamento realizado de carro.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

É hora do Ranking e das Notas!

Folha de São Paulo: 193º lugar

Estadão: 4 estrelas

MEC: 4 pontos

ENADE: 4 pontos

 

Um pouco sobre o curso de Medicina

Para ingressar no curso de Medicina da instituição é preciso fazer o vestibular próprio do CESMAC dividido em 2 dias e que oferta 50 vagas por semestre (sendo 10 exclusivas para participantes do FIES).

O estudante de Medicina do Centro Universitário CESMAC adquire conhecimentos fundamentais nas áreas de cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, clínica médica, saúde coletiva e saúde mental, tornando-se competente para prestar assistência médica de qualidade, atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças, na recuperação e reabilitação dos doentes.

Sua formação abrange o exercício profissional dentro de princípios éticos e humanistas, norteada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN 2014): com atenção à saúde; educação para a saúde e gestão em saúde. Propiciando as habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe, essenciais para um desempenho profissional de qualidade em nível individual e social.

A Santa Casa de Maceió é o hospital-escola da faculdade e é onde ocorre o internato. Além disso, o CESMAC tem convênio com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. A universidade ainda conta com a UDA – Unidade Docente Assistencial, que é uma unidade de assistência básica do município ao CESMAC.

Diferenciais

  • O CESMAC também atua em pesquisa, extensão e inovação. Massa né? Através do Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC), os universitários são selecionados e, com a orientação de professores, desenvolvem trabalhos científicos que são elogiados durante a avaliação semestral. 
  • Atualmente, são oferecidas bolsas para estudantes e orientadores, pagas pela própria Instituição, além do PIBIQ/CNPq (órgão do governo federal), da FAPEAL (órgão de pesquisa do Estado) e do Santander Banespa – Brasil.
  • Núcleo de Projetos de Extensão (NPE): onde os alunos podem se envolver em projetos culturais, como o coral, o teatro e as exposições fotográficas; e/ou comunitários. Acho isso mega importante, pois serve como união de diferentes formas de expressão com o curso em que você está desenvolvendo.
  • Atividades extracurriculares, o CESMAC oferece intercâmbios (através do do programa Ibero-Americano do Santander Universidades) e monitorias remuneradas.

O que fazer em Maceió?

Com mais de um milhão de habitantes, a cidade de Maceió é a capital do estado de Alagoas, na costa leste do Brasil. O seu centro histórico abriga casas coloniais em tons pastel, uma catedral do século XIX e o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, localizado numa mansão renovada à beira-mar. Protegida por um recife, a costa tem inúmeras praias de areia branca. A Praia de Ponta Verde oferece um passeio repleto de palmeiras, quiosques na praia e desportos aquáticos, sendo um dos maiores atrativos turísticos da região Nordeste. 

Eaí, Medaholic, qual o seu estilo de rolê? Praia ou Shopping (ou os dois)? Em Maceió, você vai poder aproveitar o melhor dos dois mundos (a Hannah Montana fazendo escola). Durante o dia, a melhor opção é visitar as praias, piscinas naturais, o Mirante da Sereia e o Mirante São Gonçalo. Também é possível passear pelos shoppings, mercados centrais e áreas culturais de Maceió como o Museu Theo Brandão e o Palácio Floriano Peixoto. Para os jovens que buscam agitação noturna, os bares e casas de shows são ótimas opções para se distrair e sair da rotina, principalmente para quem estuda um curso que demanda tanta dedicação e foco, como é o caso de Medicina.

 

Eaí, conseguimos te ajudar?

O Centro Universitário CESMAC oferece diversas formas para melhor capacitar os futuros médicos. Então vamos começar a se preparar! O Melhores Escolas Médicas quer te ajudar nessa jornada, disponibilizando conteúdos gratuitos por meio de planners, resumos de biologia, simulados, mapas mentais e muito mais! 🤩

Ah, e aproveita para nos seguir nas nossas redes sociais (Instagram, TikTok, Twitter, Telegram e YouTube), pois lá a gente está DIARIAMENTE postando vários conteúdos legais e importantíssimos para o seu sucesso!

Conheça mais sobre as Escolas Médicas do Brasil assistindo os vídeos da nossa websérie onde mostramos com detalhes várias curiosidades e informações essenciais para você fazer a sua escolha!

Sobre a unidade

Endereço
R. Cônego Machado, 984 - Farol, Maceió - AL, 57051-160
Vagas por ano
100 vagas
Contato
(82) 3215.5069 / 3215.5066 [email protected]
Ingresso
Vestibular Próprio
Categoria
Privada

Local da unidade

O que já temos dessa escola médica?

Webséries

Matérias

Podcasts

 

 

Quer o MEM na palma da mão?