Conheça o curso de Medicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – FBDC

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Já dizia Ivete Sangalo: “Na Bahia, ia, ia. Todo mundo na Bahia”. Estudar na capital baiana vai ser uma experiência DE OUTRO MUNDO! A Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências (FBDC) vai te inserir num mar (literalmente e que mar, viu?) de cultura, culinária, aventuras e qualidade de vida (🤩). Além de MUITO conhecimento a ser adquirido.  Partiu conhecer um pouco dessa possibilidade para o seu futuro?

 

Um pouco sobre a Escola Bahiana

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (ou, para os íntimos, apenas Bahiana) é uma escola médica de ensino superior localizada em Salvador – capital da Bahia – fundada em 1952. Atualmente, a instituição é mantida pela Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências (FBDC), uma instituição sem fins lucrativos.

Com mais de 69 anos de história, a Bahiana, junto aos seus 550 docentes, já formou mais de 15800 profissionais da área da saúde e possui 4 programas de residência. 

Hoje, a instituição oferece vários cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, além de cursos e atividades de extensão. A pesquisa também é estimulada com o objetivo de produção de conhecimento, desenvolvimento e transferência de novas tecnologias, proteção de conhecimento científico e tecnológico com registro de propriedade intelectual, disseminando a cultura do empreendedorismo, da propriedade intelectual e da inovação.

O Campus fica a 323 km (cerca de 4 horas e meia*) de Aracaju-SE, a 511 km (cerca de 7 horas e 40 minutos*) de Petrolina-PE e a 710 km (cerca de 10 horas e 30 minutos*) de Porto Seguro-BA. 

* tempo médio gasto para um deslocamento realizado de carro.

 

É hora do Ranking e das Notas!

Folha de São Paulo: 26º lugar em Cursos de Medicina

Estadão: 4 estrelas

MEC: 5 pontos

ENADE: 4 pontos

 

Um pouco sobre o curso de Medicina

Por muito tempo foi a única faculdade particular da capital baiana que oferecia o curso de medicina e, por isso, até hoje, o vestibular da instituição é bastante concorrido.

O curso de Medicina possui um currículo que permite o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências técnico-científicas essenciais para a formação de um profissional capaz de acompanhar os avanços científicos e tecnológicos da atualidade, possibilitando também a aquisição de habilidades e atitudes relacionadas a saber escutar, acolher e cuidar das pessoas.

O uso de manequins e simulações realísticas tornam o aprendizado mais dinâmico, seguro, prazeroso e próximo da realidade em que os alunos serão inseridos após a formação. Durante a formação, o curso oferece experiências em diferentes cenários de prática do Sistema Único de Saúde, em todos os níveis de assistência: primário, secundário e terciário (unidades de saúde da família, unidades de pronto-atendimento, ambulatórios e hospitais). Proporciona ainda práticas interprofissionais, desenvolvendo, dentre outras habilidades, a capacidade de trabalhar em equipe.

 

Diferenciais

  • Forte senso de responsabilidade social. Por conta da pandemia de COVID-19, 243 estudantes participaram do programa do Governo ApoioSUS – O Brasil conta comigo.
  • Após formados, os alunos se tornam Profissionais altamente valorizados pelo mercado de trabalho.

 

O que fazer em Salvador?

A capital do estado da Bahia é um dos berços culturais e históricos do Brasil. Com quase três milhões de habitantes, a cidade é considerada o centro da cultura afro-brasileira e foi a primeira capital do Brasil. Salvador reúne o presente e o passado em perfeita harmonia. 

Para quem quer aproveitar o melhor que a cidade pode oferecer, é possível conhecer o colorido Pelourinho, bairro histórico e tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Em suas ruas e vielas estão centenas de casarões dos séculos 17 e 18 que abrigam de museus a terreiros de candomblé, além de templos católicos que atraem estudiosos do mundo todo – é o caso da igreja de São Francisco, considerada a obra barroca mais rica do país.

Em Salvador, estão localizados diversos cartões postais que fazem parte da região nordeste. O Elevador Lacerda, Mercado Modelo e o Farol da Barra são pontos turísticos que também fazem parte do dia a dia de quem mora na cidade. Além dos museus e das belíssimas praias, Salvador também oferece uma gastronomia repleta de comidas regionais. 

Já para os jovens que buscam agitação noturna, a cidade é conhecida por conta do seu animado carnaval, porém, também são opções os bares e casas de shows que fazem parte da rotina diária da cidade. O futebol é o esporte mais popular e diversos jogos são disputados na Arena Fonte Nova. A cultura soteropolitana e suas diversões são ótimas opções para se distrair e sair da rotina, principalmente para quem estuda um curso que demanda tanta dedicação e foco, como é o caso de Medicina.

 

Eaí, conseguimos te ajudar?

A Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências (FBDC) oferece diversas formas para melhor capacitar os futuros médicos. Então vamos começar a se preparar! O Melhores Escolas Médicas quer te ajudar nessa jornada, disponibilizando conteúdos gratuitos por meio de planners, resumos de biologia, simulados, mapas mentais e muito mais! 🤩

Ah, e aproveita para nos seguir nas nossas redes sociais (Instagram, TikTok, Twitter, Telegram e YouTube), pois lá a gente está DIARIAMENTE postando vários conteúdos legais e importantíssimos para o seu sucesso!

Conheça mais sobre as Escolas Médicas do Brasil assistindo os vídeos da nossa websérie onde mostramos com detalhes várias curiosidades e informações essenciais para você fazer a sua escolha!

Sobre a unidade

Endereço
R. Silveira Martins, 100 - Cabula, Salvador - BA, 41150-100
Vagas por ano
300 vagas (150 por semestre)
Contato
(71) 3257-8200
Ingresso
Vestibular Próprio
Categoria
Privada

Local da unidade

Quer o MEM na palma da mão?