Conheça o curso de Medicina na Universidade de Vassouras – USS

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Que tal fazer faculdade de Medicina na cidade conhecida como a “Princesinha do Café”, por ser uma das melhores cidades para se morar no sudeste e por ter uma das mais renomadas escolas médicas do país? Conheça a Universidade de Vassouras (USS)!

 

Um pouco sobre a Universidade de Vassouras

A Universidade de Vassouras é uma instituição privada de ensino superior localizada em Vassouras, cidade que fica na região sul do Rio de Janeiro e detalhe: está a apenas 2 horinhas da capital! Já está pensando nos passeios, hein?

Sabia que o curso de medicina foi fundamental na construção final da Universidade de Vassouras? Sim! A inserção da Faculdade de Medicina à Fundação Universitária Sul Fluminense (FUSF), ocorreu em 1967, e foi o “embrião” da Universidade de Medicina de Vassouras que conhecemos atualmente. Achei essa metáfora mega pertinente e chique. Fora que a gata já tem mais de 50 anos de experiência no mercado formando profissionais altamente qualificados e capacitados.

Inclusive, desde sua fundação, a Medicina de Vassouras é uma das mais renomadas escolas médicas do país. Além disso, é a única universidade privada da região sul fluminense e oferece diversos cursos de graduação e pós-graduação, nas áreas de ciências médicas, saúde, tecnológicas, sociais e aplicadas e humanas. Babado, né?

O Campus fica a 127 km (cerca de 2 horas*) de Juiz de Fora, a 385 km (cerca de 5 horas e 20 minutos*) de Belo Horizonte e a 382 km (cerca de 4 horas e 55 minutos*) de São Paulo. 

* tempo médio gasto para um deslocamento realizado de carro.

 

É hora do Ranking e das Notas!

MEC: 4 pontos

ENADE: 4 pontos

Folha de São Paulo: 170º lugar

Estadão: 4 estrelas

 

Um pouco sobre o curso de Medicina

O curso de medicina na Universidade de Vassouras teve início em julho de 1969 e, até hoje, é considerado o melhor do estado do Rio de Janeiro, com ensino moderno e prezando pelas melhores experiências para os seus alunos. Tá achando que é pouca coisa? APOIS NÃO É NÃO!

Você é daquele tipo que gosta de colocar a mão na massa desde o início? Eu sou bem assim e na Universidade de Vassouras vai ser desse jeito, pois o ensino da instituição te leva à aulas práticas desde o início do curso. A Escola de Medicina da Universidade de Vassouras adota em suas práticas pedagógicas uma metodologia mista, na qual predominam metodologias ativas, valorizadoras da problematização e voltadas para a formação de profissionais atuantes, críticos e conscientes de seu tempo e lugar. 

Embasado pelo que há de mais atual no Ensino Médico, o Curso de Medicina da Universidade de Vassouras propõe-se a graduar médicos generalistas com visão humanista, crítica e reflexiva do processo saúde-doença. Além de profissionais que entendem e sabem lidar com os novos cenários e as novas necessidades da comunidade. Profissionais esses que também são capazes de atender às principais demandas da população por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção às doenças e pela realização de uma prática médica humanizada e tecnicamente atualizada.

Ah, e outra coisa bem legal é que, na Universidade de Vassouras, o curso de medicina adota um currículo integrado, que ao viabilizar o ensino em distintos cenários, fomenta a construção de conhecimento científico e o desenvolvimento de habilidades essenciais à prática profissional do futuro médico. Sendo assim, os alunos conseguem ter conhecimentos e vivências de situações diferenciadas e cotidianas do processo de trabalho das equipes multiprofissionais, contribuindo desta forma para a valorização do compartilhamento de saberes. 

Quer fazer parte do curso de Medicina na Universidade de Vassouras? VOCÊ PODE! Por ano, são disponibilizadas 280 vagas para o curso, sendo 140 em cada um dos 2 vestibulares que ocorrem anualmente. Ah, mas dessas 140, por exemplo, 80 vagas são para o campo de prática VASSOURAS e 60 vagas para o campo de prática MIGUEL PEREIRA, sendo que metade é para ingresso através do vestibular da instituição e a outra metade através do ENEM.

Quantidade de Vagas disponibilizadas para Medicina por Semestre

Sabe uma das coisas que achei INCRÍVEL? O curso de medicina desenvolve o Projeto Ipiranga, nos bairros Ipiranga, Itakamosi e Massambará, na periferia do município de Vassouras. Com ele, desde o início do curso, os estudantes prestam cuidado em saúde a famílias desses bairros, que enfrentam adversidades decorrentes de suas condições socioeconômicas.

Diferenciais

  • Inserção à prática médica e às atividades na comunidade desde o primeiro período (lembra que eu falei sobre ter aulas práticas desde o início?).
  • Ampla integração curricular, a diversidade de cenários de prática e a total integração com a Rede Regional de Atenção à Saúde – em todos os seus níveis de complexidade – oportunizando ao estudante praticar medicina tanto nas Unidades Estratégia Saúde da Família, como nos centros de saúde e no Hospital Universitário de Vassouras (HUV), de propriedade da mantenedora da Universidade e referência regional para cerca de 1.000.000 habitantes em alta e média complexidade.
  • Inclusive, já falando dele, o Hospital Universitário de Vassouras (HUV) é o maior diferencial da instituição, pois é um hospital universitário próprio que funciona 24 horas por dia. Não é atoa que é a principal referência hospitalar de média e alta complexidade da Região Centro-sul Fluminense. Além disso, possui habilitação junto ao Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Intensiva Adulto e Neonatal tipo II, Hemodiálise, Oncologia Clínica/Cirúrgica, Cirurgia Cardíaca, Hemodinâmica, Eletrofisiologia, Neurologia/Neurocirurgia e Traumato-ortopedia. Os olhos chega brilham imaginando a quantidade de coisas que você vai vivenciar e aprender dentro do HUV.

Hospital Universitário de Vassouras

  • Convênio com o Ryder Trauma Center – Universidade de Miami.
  • Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAPp. O NAPp é um setor institucional que tem como finalidade contribuir e assessorar a comunidade acadêmica em todos os diferentes aspectos que envolvem o processo cotidiano de ensino-aprendizagem e desenvolvimento cognitivo e emocional, através das competências profissionais de sua equipe de trabalho.

 

O que fazer em Vassouras?

Vassouras é a cidade ideal para quem deseja ter tranquilidade para estudar já que a cidade fica literalmente ao redor da instituição dando suporte aos alunos em tudo o que eles precisarem. A cidade proporciona ainda um conforto ao nosso aluno. Todas as instalações da Universidade: campus, hospital, centro esportivo e campus experimental ficam em um raio de até três quilômetros, garantindo enorme facilidade no deslocamento do aluno. Vassouras tem uma localização privilegiada. Cortada pela rodovia federal mais importante do Sul Fluminense, a BR 393, e por diversas rodovias estaduais, fica a 120 quilômetros do Rio de Janeiro. E tem fácil acesso a todas as capitais do Sudeste Brasileiro.

Estando no Vale do Café, Vassouras é conhecida como a “Princesinha do Café” e é um dos municípios mais charmosos do Sul Fluminense. Sentiu o cheiro do cafézinho no meio da tarde? Cercada por fazendas históricas e passeios culturais, a cidade encanta os visitantes com destinos imperdíveis. E é lógico que vamos te dar algumas dicas do que fazer na cidade e região.

  • A Praça Barão de Campo Belo é um dos cartões-postais da cidade e é um lugar ideal para uma viagem romântica ou de fim de semana. Cercada por muitas belezas naturais e casarões antigos, a atração é bastante aconchegante e representa um passeio obrigatório para a família.. Sem dúvidas, as suas fotos de viagem devem começar por esse destino. Prepara a pose de blogueira!
  • Localizada ao lado da Praça Barão de Campo Belo, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é um destino histórico muito marcante de Vassouras. O centro religioso foi construído em 1828 e é todo em estilo neoclássico (olhei no Google e é um estilo que usa elementos da arquitetura greco-romana como referência), mantendo detalhes do século XVIII.
  • O Centro Cultural Cazuza é dedicado a uma das personalidades mais importantes da música nacional e representa um ótimo passeio cultural. Localizado no centro, o espaço traz detalhes sobre a vida do cantor em exibições de fotos, letras de músicas e objetos pessoais. Além disso, conta com exposições e eventos ao longo do ano. Se você curte música ou é fã do artista, certamente vai adorar o local.
  • O Museu Casa da Hera é outro destino cheio de surpresas em Vassouras. O atrativo é um casarão histórico que pertenceu a um importante barão da cidade e preserva um grande acervo do século XIX. No local, é possível conhecer móveis, vestimentas e muitos outros objetos da época. Com jardins externos e uma área verde agradável, a atração é um programa perfeito para a família.
  • O Jardim Ecológico Uaná Etê é cercado por florestas, mirantes e muitas belezas naturais. Além disso, é uma ótima opção para fazer caminhadas, piqueniques ou curtir um dia inteirinho de atividades. 

Eaí, conseguimos te ajudar?

A Universidade de Vassouras (USS) oferece diversas formas para melhor capacitar os futuros médicos. Então vamos começar a se preparar! O Melhores Escolas Médicas quer te ajudar nessa jornada, disponibilizando conteúdos gratuitos por meio de planners, resumos de biologia, simulados, mapas mentais e muito mais! 🤩

Ah, e aproveita para nos seguir nas nossas redes sociais (Instagram, TikTok, Twitter, Telegram e YouTube), pois lá a gente está DIARIAMENTE postando vários conteúdos legais e importantíssimos para o seu sucesso!

Conheça mais sobre as Escolas Médicas do Brasil assistindo os vídeos da nossa websérie onde mostramos com detalhes várias curiosidades e informações essenciais para você fazer a sua escolha!

Sobre a unidade

Vagas por Ano
280 vagas: 160 para o campo de prática Vassouras e 120 para o campo de prática Miguel Pereira
Ingresso
Vestibular Próprio e ENEM
Atlética Médica
Ligas Acadêmicas
Atualmente, existem 30 Ligas Acadêmicas e 1 Grupo de Estudos, desenvolvendo estudos em diversas áreas médicas. Conheça todas a ligas!
Telefone
(24) 2471-8200
Endereço
Av. Expedicionário Osvaldo de Almeida Ramos, 280 - Centro, Vassouras - RJ, 27700-000

Local da unidade

Matérias

Quer o MEM na palma da mão?