Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Estudar na capital do Brasil deve ser uma experiência e tanto! A Escola Superior de Ciências da Saúde vai te surpreender e a cidade de Brasília vai te encantar (🤩). Partiu conhecer um pouco dessa possibilidade para o seu futuro?

Um pouco sobre a Escola Superior de Ciências da Saúde

A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) é mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) e vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). A Escola oferece os cursos de graduação de medicina e enfermagem.

O curso de medicina utiliza de metodologias, focando no construtivismo e ensino-aprendizagem (TUDO DE BOM, NÉ?). Para ingressar no curso, é através da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a nota de corte atual é de 782.73.

 

Ao longo de sua existência, a ESCS, com sua proposta metodológica inovadora, forma profissionais com capacidade de buscar informações técnicas e científicas relevantes para resolverem os problemas de saúde da população.

– Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)

 

Um pouco sobre o curso de Medicina

O curso de medicina é oferecido pela ESCS por meio da Coordenação do Curso de Medicina e tem por base um Projeto Pedagógico que define o perfil do profissional médico que se deseja formar, onde os conteúdos a serem ministrados são organizados em módulos temáticos e os objetivos de aprendizagem são apresentados sob a forma de competências.

Nos primeiros quatro anos de curso, os alunos são inseridos em atividades práticas, tanto em laboratórios como em serviços de saúde e na comunidade, estabelecendo contato com pacientes e a comunidade local. São ofertadas oportunidades de aprimoramento por meio do Laboratório Central, do Hemocentro de Brasília, de laboratórios de simulação, ambulatórios e centros de saúde, experiências e estágios hospitalares, Programa Saúde da Família e bibliotecas, inclusive virtuais, por meio de acesso a meios eletrônicos como a Internet.

O Curso de Graduação em Medicina da ESCS foi delineado de acordo com as Diretrizes Nacionais Curriculares, mediante a adoção de um modelo pedagógico inovador, caracterizado por três princípios: aprendizagem centrada no estudante; ensino baseado em problemas; orientada à comunidade Permitindo que o estudante saia do papel de receptor passivo de informações para o de agente, principal responsável por seu aprendizado, nos moldes da didática construtivista. O método é utilizado, atualmente, em mais de 300 cidades pelo mundo.

 

Diferenciais

  • Bibliotecas: a Biblioteca Central da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (BCE), é uma biblioteca universitária que atende as escolas mantidas pela Fepecs.
  • Laboratório: o Laboratório de Saúde Baseada em Evidências (LabSBE) incentiva a Prática Baseada em Evidências (PBE). 
  • Hospitais conveniados: a residência médica oferecida pela ESCS é realizada através de 86 programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica/MEC, realizado em dez hospitais, com 620 vagas. Para ingressar, é realizado um concurso público. Durante a graduação, são oferecidas vagas de estágio no Hospital da Criança de Brasília José Alencar.
  • Avaliação do MEC: o curso de medicina da ESCS tem o Índice Geral de Curso e Conceito de Curso nota 3. Já no Enade, o índice que mede o desempenho dos estudantes, alcançou 4 estrelas.

 

O que fazer em Brasília?

Se você acha que em Brasília você vai ficar visitando casas antigas de políticos, você está enganado (mas não completamente, pois tem isso para fazer também rsrs). A cidade tem MUITO mais que essas visitas, hein?

Brasília: dados, história, população, economia - Mundo Educação

Vamos começar indicando os clássicos pontos turísticos a se visitar na cidade. Você pode tirar o dia para dar uma passadinha na Catedral (projetada por Oscar Niemeyer, é uma das construções mais conceituadas do arquiteto); Centro Cultural TCU (museu sobre a política, história e economia do Brasil);  o Parque Nacional de Brasília (espaço de mais de 30 mil hectares de preservação ambiental, com piscinas de água mineral e corrente, trilhas nas matas e espaço para piqueniques) além de, claro, a Esplanada dos Ministérios.

Mas, se você quer algo mais diferenciado e fora da curva, é muito fácil de achar na capital do país também. Durante o dia, você pode visitar o Parque da Cidade;  o Pontão do Lago Sul (um grande espaço verde com orla direto para o lago) e o Jardim Botânico. Porém, se a noite te agrada mais, Brasília vai te bagunçar! Algumas das opções noturnas são o Cine Drive-in; a Cervejaria Criolina;  Pinella (um ambiente descontraído com frequentadores entre os 30 e 40 anos. DJ’s, bandas de rock, jazz e blues são responsáveis pela trilha sonora da casa); os speakeasys e as famosas baladas conhecidas em todo o Brasil.

STADT BAR & MUSIC, Brasília - Comentários de restaurantes - Tripadvisor

Eaí, conseguimos te ajudar?

A Escola Superior de Ciências da Saúde propõe as melhores formas de capacitação para o futuro profissional no meio da saúde. Já escolheu em qual campus quer cursar? Então está na hora de se preparar para começar essa jornada! O Melhores Escolas Médicas quer te ajudar nessa jornada, disponibilizando conteúdos gratuitos por meio de planners, resumos de biologia, simulados, mapas mentais e muito mais! 🤩

Ah, e aproveita para nos seguir nas nossas redes sociais (Instagram, TikTok, Twitter, Telegram e YouTube), pois lá a gente está DIARIAMENTE postando vários conteúdos legais e importantíssimos para o seu sucesso!

Sobre a unidade

782.73
80
SISU
A Associação Atlética dos Alunos da ESCS @atleticaescs
Liga Médico-Acadêmica de Cirurgia Plástica do DF | Liga de Emergência e Trauma da ESCS | Liga Acadêmica de Ciências Cardiológicas | Liga de Psiquiatria Clínica | Liga Acadêmica de Patologia do DF | Liga acadêmica de Medicina Paliativa
PBL

Local da unidade

Quer o MEM na palma da mão?