Conheça o curso de medicina na Universidade Federal de Sergipe

 

Ei Medaholic, vamos falar sobre medicina na Universidade Federal de Sergipe (UFS)? Se você está procurando uma escola médica referencia em medicina, a UFT é certamente o lugar certo para você.

Um pouco sobre a história da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi instituída em 15 de maio de 1968 a partir da junção de quatro instituições: Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola de Química, seguida da Faculdade de Direito e Faculdade Católica de Filosofia, Escola de Serviço Social e Faculdade de Ciências Médicas. Em 1980 foi quando marcou o início da transferência gradativa da universidade para suas novas instalações no campus universitário em São Cristóvão, na grande Aracaju.

Hoje, a UFS possui, além do campus localizado em São Cristóvão, os seguintes campi: Aracaju, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto, e dentre todos esses campi, a UFS possui 26.898 alunos e oferta 5.260 vagas em mais de 100 opções de curso através de processo seletivo anual.

Para democratizar o acesso à educação de ensino superior, a UFS adotou a política de cotas sociais em 2010, sendo 50% das vagas para estudantes das redes públicas municipal, estadual e federal de ensino, e destas, 70% reservadas a estudantes que se declararem negros, pardos ou de origem indígena.

 

Um pouco sobre o curso de Medicina no geral

 

A Faculdade de Medicina foi criada em meados dos anos 50, funcionando no Instituto Parreiras Horta, sendo transferida em 1962 para o Hospital Cirurgia, permanecendo por duas décadas, já o curso de Medicina só foi reconhecido como o curso em 1966, dois anos antes da fundação da UFS, mas só em 1989 foi transferido para o Hospital Universitário.

Medicina na Universidade Federal de Sergipe hoje dispõe de 100 vagas no Campus de São Cristóvão e 60 vagas em Lagarto, ambos são ingressados por meio da nota do Enem, porém no campus de São Cristóvão são realizadas duas chamadas (semestral) e em Lagarto apenas uma por ano.

A UFS dá para o aluno de medicina um dos melhores suportes do nordeste, principalmente quando o assunto é bibliografia, a Bisau, Biblioteca de Saúde, atende ao curso de Medicina com mais de 29 mil exemplares em seu acervo, e por falar em suporte, cada campus possui o seu Hospital Universitário, o Hospital Universitário – HU e o Hospital Universitário de Lagarto. Ambos funcionam como centro de assistência e saúde à população.

A metodologia do curso varia de acordo com o campus, na unidade de São Cristóvão, é usada a metodologia tradicional e em Lagarto, a famosa PBL.

A aluna de medicina da UFS, Monalisa, estudante do primeiro ciclo, falou um pouco sobre a vivência do Medaholic no período pós-recesso na UFS de Lagarto, ele disse que:

” Como iniciamos as aulas em 2022 de modo ainda híbrido, para mim acaba sendo mais confortável, nas terças temos aula de Práticas de Ensino a Comunidade e logo após a aula que acaba por volta das 11 da manhã, vou direto para o campus almoçar no restaurante universitário que é apenas 1 real. No resto da semana ainda tenho aulas de Tutoria, Habilidades Práticas, Laboratório Morfofuncional. O período de retorno pós-recesso foi bastante acolhedor e isso me deixa cada vez mais empolgada com a UFS ”

A Atlética de Medicina da UFS é a “Associação Atlética Acadêmica Stela Taqueda de Medicina” ou Atlética DuCabrunco, que é uma das maiores do nordeste e se destaca nos esportes, nas ligas acadêmicas e claro no melhor da diversão para que o Medaholic se sinta em casa.

 

 

É hora do ranking  

Folha de São Paulo: 110°

Estadão: Sem notas

Enade: Nota 4 (SC e LG) 
Nota de corte: 790,21

 

Vivendo em São Cristóvão 

Viver em São Cristovão é sinônimo de se maravilhar com os seus pontos historicos, confira alguns dos melhores lugares para se visitar por lá:

  • Museu de Arte Sacra de Sergipe
  • Santa Casa da Misericórdia
  • Museu Histórico de Sergipe

Já viver em Lagarto, mesmo sendo no interior, você sente como se estivesse na cidade grande. Lá você pode conhecer:

  • Cachoeira do Saboeiro
  • Praça José Domingos Vieira
  • Santuário Mariano Nossa Senhora da Piedade

 

Tá com vontade de aproveitar as belezas históricas e os vários pontos turísticos de Sergipe e da sua capital Aracaju para estudar na UFS? Então não perca tempo!

 

A Universidade Federal de Sergipe é uma das melhores quando se trata de medicina no Nordeste e a Melhores Escolas Médicas quer te ajudar nessa jornada, por isso disponibilizamos conteúdos gratuitos por meio de planners, resumos, simulados, mapas mentais e muito mais que vem por aí! 🤩

 

Ah, e aproveita para nos seguir em todas nossas redes sociais como InstagramTikTokTwitterTelegram, e YouTube, pois lá a gente está DIARIAMENTE postando vários conteúdos legais e importantíssimos para o seu sucesso!

 

Conheça mais sobre as Escolas Médicas do Brasil assistindo os vídeos da nossa websérie onde mostramos com detalhes várias curiosidades e informações essenciais para você fazer a sua escolha!

Sobre a unidade

Endereço
Av. Gov. Marcelo Déda - São José, Lagarto - SE, 49400-000
Telefone
(079) 36322082

Local da unidade

Quero saber tudo do mundo Med!