Universidade Federal da Bahia – UFBA

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Já dizia Ivete Sangalo: “Na Bahia, ia, ia. Todo mundo na Bahia”. Estudar na capital baiana vai ser uma experiência DE OUTRO MUNDO! A Universidade Federal da Bahia (UFBA) vai te inserir num mar (literalmente e que mar, viu?) de cultura, culinária, aventuras e qualidade de vida (🤩). Partiu conhecer um pouco dessa possibilidade para o seu futuro?

 

Conheça a Universidade Federal da Bahia 

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) é uma instituição de ensino superior pública brasileira considerada a maior e mais influente universidade do estado da Bahia e uma das mais importantes no país (tá achando que é pouca coisa?). Ela possui 112 opções de curso, divididos entre a capital Salvador,a cidade de Barreiras e em Vitória da Conquista, localizada na região centro-sul do estado. 

Com um ensino tradicional, a UFBA teve seu começo em 18 de fevereiro de 1808, quando o Príncipe Regente Dom João VI institui a Escola de Cirurgia da Bahia, primeiro curso universitário do Brasil. Em 2019, o Center for World University Rankings avaliou a Universidade como a terceira melhor universidade do Norte-Nordeste.

Com quatro campus espalhados pelo estado e mais de 31 unidades universitárias, a Universidade Federal da Bahia se destaca através da tradição no mundo acadêmico e pela sua projeção dentro do âmbito nacional. Continue a leitura desse post e confira o que te aguarda na formação para Medicina na UFBA!

 

Um pouco sobre o curso de Medicina

Fundada em 1808, a Faculdade de Medicina da Bahia (unidade acadêmica da UFBA) é a escola de medicina mais antiga do Brasil. Localizada no nordeste do país, sua criação foi logo após a chegada de Dom João VI ao país. Atualmente, é a 21ª melhor universidade do Brasil eleita pelo MEC e de acordo com o jornal Folha de São Paulo, possui o 18º melhor curso de Medicina do país.

Em toda a sua história a UFBA têm formado profissionais generalistas e humanistas, que possuem uma postura crítica e reflexiva diante do mercado de trabalho e das relações interpessoais. Ao longo de seis anos de curso, os alunos se dividem entre doze semestres de imersão aos conteúdos básicos relacionados à área de saúde e especificidades da medicina. Para ingressar na instituição, é preciso fazer a prova do Enem e se inscrever na UFBA através do Sisu. 

 

Diferenciais

Na Instituição, alguns dos diferenciais são:

  • Renome: Para completar a base de ensino oferecido, a Universidade dispõe de um dos maiores acervos do país de projetos de difusão científica, cultural e artística. São cerca de 20 bibliotecas e mais de 10 pavilhões para aulas teóricas e práticas na UFBA, que também possui três hospitais universitários, três museus, uma creche, três fazendas experimentais, quatro residências universitárias, um restaurante universitário e um centro de esportes. Em sua infraestrutura, há também um Museu de Arte Sacra, um Centro de Estudos Afro-Orientais, Institutos de Extensão Cultural, um Teatro e uma Orquestra Sinfônica.
  • Internato: O internato de Medicina da UFBA é feito no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), Maternidade Climério de Oliveiras, Centro Pediátrico Professor Hosanah de Oliveira (CPPHO), Ambulatório Professor Francisco de Magalhães Neto (AMN). São 10 semanas em cada especialidade médica durante os dois últimos anos de faculdade. Os alunos também fazem plantões noturnos. A Presidente da Comissão do Internato é a Profa. Vera Lúcia Rodrigues Lobo.
  • Prêmios: Na UFBA, os alunos destaque são premiados anualmente através de prêmios que incentivam os graduandos dentro da instituição. Os estudantes podem concorrer com o trabalho monográfico de maior destaque, na área de pesquisa científica durante o curso médico,através de atividades acadêmicas de extensão universitária, formando com maior média global nas disciplinas e atividades dentro do curso médico e ao graduando com maior destaque nas atividades extracurriculares durante a sua formação. 

 

O que fazer em Salvador?

A capital do estado da Bahia é um dos berços culturais e históricos do Brasil. Com quase três milhões de habitantes, a cidade é considerada o centro da cultura afro-brasileira e foi a primeira capital do Brasil. Salvador reúne o presente e o passado em perfeita harmonia. 

Para quem quer aproveitar o melhor que a cidade pode oferecer, é possível conhecer o colorido Pelourinho, bairro histórico e tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Em suas ruas e vielas estão centenas de casarões dos séculos 17 e 18 que abrigam de museus a terreiros de candomblé, além de templos católicos que atraem estudiosos do mundo todo – é o caso da igreja de São Francisco, considerada a obra barroca mais rica do país.

Em Salvador, estão localizados diversos cartões postais que fazem parte da região nordeste. O Elevador Lacerda, Mercado Modelo e o Farol da Barra são pontos turísticos que também fazem parte do dia a dia de quem mora na cidade. Além dos museus e das belíssimas praias, Salvador também oferece uma gastronomia repleta de comidas regionais. 

Já para os jovens que buscam agitação noturna, a cidade é conhecida por conta do seu animado carnaval, porém, também são opções os bares e casas de shows que fazem parte da rotina diária da cidade. O futebol é o esporte mais popular e diversos jogos são disputados na Arena Fonte Nova. A cultura soteropolitana e suas diversões são ótimas opções para se distrair e sair da rotina, principalmente para quem estuda um curso que demanda tanta dedicação e foco, como é o caso de Medicina.

 

Eaí, conseguimos te ajudar?

A Universidade Federal da Bahia (UFBA)  propõe as melhores formas de capacitação para o futuro profissional no meio da saúde. Então está na hora de se preparar para começar essa jornada! O Melhores Escolas Médicas quer te ajudar nessa jornada, disponibilizando conteúdos gratuitos por meio de planners, resumos de biologia, simulados, mapas mentais e muito mais! 🤩

Ah, e aproveita para nos seguir nas nossas redes sociais (Instagram, TikTok, Twitter, Telegram e YouTube), pois lá a gente está DIARIAMENTE postando vários conteúdos legais e importantíssimos para o seu sucesso!

Sobre a unidade

Nota de Corte
789.46 SISU 2020
Vagas por Ano
100 vagas
Ingresso
ENEM
Atlética Medicina
Associação Atlética Acadêmica Antônio Carlos Vieira Lopes (@AAAACVL)
Processo Seletivo
SISU
Telefone
(71) 3283-5577
Metodologia
Tradicional

Local da unidade

Matérias

Quer o MEM na palma da mão?