Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Conheça a Universidade Federal da Paraíba

Estando entre uma das melhores instituições da região Nordeste, a Universidade Federal da Paraíba é tradicional e altamente concorrida. Isso porque o diploma com a marca da UFPB é motivo de destaque para qualquer profissional que consegue a formação.

 

Descubra neste texto um pouco sobre o histórico, diferenciais do curso de Medicina e o que há de melhor para fazer na cidade sede da instituição: João Pessoa!

O curso de Medicina na Universidade Federal da Paraíba

Na Instituição com ensino gratuito, a porta de entrada é a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – por meio do Sistema de Seleção Unificada, o SISU. No ano de 2020 a nota de corte para ingressar em Medicina foi de 790.72, sendo a maior da instituição. Para conquistar uma vaga também há a possibilidade da solicitação de cotas. 

Diferenciais de Medicina na UFPB

Escolheu a UFPB para fazer sua graduação em Medicina? Veja alguns diferenciais do curso na instituição:

 

  • Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW – UFPB): Inaugurado em 1980, o Hospital Universitário da UFPB funciona como ferramenta para proporcionar as práticas e vivências reais de um hospital e ambulatório. O hospital-escola foi idealizado e atua sendo uma forma de passar a experiência real, proporcionando a prática supervisionada, a realização de atendimentos humanizados e o melhor de tudo: prestando serviços de assistência integral à comunidade da cidade, ao mesmo tempo cuidando da população e proporcionando um ensino cada vez mais capacitado e prático aos estudantes. 


  • Laboratórios: Antes de prestarem serviços no HULW – UFPB, os estudantes assimilam os assuntos passados em sala de aula no laboratório de Habilidades Clínicas. No ambiente o foco é estimular o desenvolvimento de competências e técnicas imprescindíveis na profissão. Além de matérias gerais da área da saúde, é possível focar as atividades para habilidades específicas de Medicina.

 

  • Desempenho estudantil: Na última edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) realizado em 2019 na instituição, os estudantes do curso de Medicina conquistaram 5 estrelas na avaliação, a nota mais alta numa escala de 1 a 5. Isso representa que, na prova aplicada, os alunos foram capazes de responder com clareza as questões que tinham o intuito de mensurar a relação entre o que é passado em sala de aula, praticado no dia a dia e o conhecimento absorvido pelos alunos.

 

A máxima na avaliação representa que os futuros profissionais de Medicina estão sendo preparados da melhor maneira a profissão, com métodos efetivos que garantem a absorção e aprendizado do que está sendo passado pelo corpo docente.

O que fazer em João Pessoa?

Para quem passa pela cidade ou reside em João Pessoa, há diversas possibilidades para aproveitar a cidade. São entretenimentos voltados para as belezas naturais, para o que há de melhor na culinária e na cultura paraibana. 

 

Além de curtir o dia nas praias, relaxar passando um tempo nas piscinas naturais e apreciar a gastronomia local ao longo do centro da cidade, os bares e restaurantes oferecem música ao vivo e entretenimentos variados para aproveitar a noite na cidade. Na maioria deles você pode apreciar o baião de dois, o tópico beiju e o arrumadinho, prato típico de carne de sol.

Se encantou pela Universidade Federal da Paraíba? Então acesse o Melhores Escolas Médicas e encontre conteúdos que vão te ajudar a passar no vestibular da instituição!

Sobre a unidade

Nota de corte
790.72
Vagas por ano
130 vagas
Ingresso
SISU
Atlética Medicina
Coordenação Atlética Acadêmica Disposta - MED UFPB (@dispostaufpb)
Metodologia
Tradicional
Telefone
(83) 3216-7200

Local da unidade

O que já temos dessa escola médica?

Webséries

Matérias

Podcasts

 

Quer o MEM na palma da mão?