Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA

Conheça a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Destacando-se entre as 10 melhores universidades do país, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA – foi fundada em 1953, no Rio Grande do Sul. Símbolo do ensino tradicional aplicado nas Universidades, a instituição também se destaca por incentivar a descoberta do novo e por oferecer subsídios para o investimento em tecnologias. 

 

Continue essa leitura e saiba mais sobre o curso de Medicina que é oferecido na UFCSPA. Confira!

Um pouco sobre Medicina na UFCSPA

Oferecendo um ensino de qualidade, reflexo disso é a nota de corte alcançar 786.62 pontos na última edição do SISU em 2020. O valor indica que, na instituição, a demanda e procura é alta, o que valoriza e coloca no alto o valor de médias que servem para ingressar na UFCSPA.

 

Além disso, semestralmente são ofertadas 50 vagas, que totalizam 100 novos estudantes ao final do ano. Conheça abaixo alguns diferenciais do curso de Medicina na instituição!

Diferenciais do curso

Conheça alguns pontos que fazem a UFCSPA possuir o destaque e respeito que têm hoje!

 

  • Laboratórios de pesquisa: visando proporcionar uma maior imersão e absorção do ensino passado em sala de aula, os diversos laboratórios da instituição promovem meios de assimilar os assuntos teóricos com a realização de práticas que preparam o estudante para o que será enfrentado no dia a dia, na sua rotina profissional. É possível encontrar:

  1. Laboratório de Física Médica;
  2. Laboratório de Imagens Médicas;
  3. Laboratório de Patologia;
  4. Laboratório de Análises Clínicas;
  5. Laboratório de Anatomia;
  6. Laboratório de Física Médica;
  7. Laboratório de Avaliação Patológica;
  8. entre outros.

 

  • Metodologia: aplicando a metodologia tradicional, a instituição visa entregar um ensino baseado na entrega de conteúdos pragmáticos para serem assimilados com a realização de atividades práticas na UFCSPA. Segundo o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE -, numa escala de 1 a 5, os alunos obtiveram nota 4 na realização da prova, o que é um ótimo resultado acerca da relação de ensino e prática oferecidos pela instituição.

O que fazer em Porto Alegre?

Na região metropolitana, a população é de 4.405.769 habitantes. A capital do Rio Grande do Sul destaca-se pelas belezas naturais, pelo clima já popularmente conhecido e pela tradição conservada na cultura da cidade.

 

As paisagens naturais ou construções civis da cidade esbanjam beleza por todos os lados. As praças, centros-históricos, cafés, escadarias e o estádio Beira-Rio são alguns pontos conhecidos e amados por quem passa pela cidade.

 

Se não ganhar bela arquitetura e vistas deslumbrantes, é pelo paladar que os turistas são fisgados. Na gastronomia local podemos encontrar pratos típicos como:

 

  • Arroz carreteiro;

  • X-gaúcho;

  • Espeto corrido;

  • Rodízio Colonial;
  • Cuca (doce ou salgada);

  • Torta de maçã – Apfelstrudel;
  • Chucrute;

  • Entre outros.

E então, curtiu as referências da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e se interessou pelo curso de Medicina? Então é hora de conhecer o Melhores Escolas Médicas e aproveitar os conteúdos existentes para aprender, praticar e assimilar melhor os conteúdos para o vestibular de Medicina. Não perca essa chance e baixe gratuitamente os mimos disponíveis!

Sobre a unidade

Nota de corte
786.62
Vagas por ano
100 vagas
Ingresso
SISU
Atlética Medicina
Liga Desportiva Eduardo de Rose - Lider Medicina UFCSPA (@lidermed.fff)
Metodologia
Tradicional
Telefone
(51) 3303-8700

Local da unidade

O que já temos dessa escola médica?

Webséries

Matérias

Podcasts

 

Quer o MEM na palma da mão?