Universidade Federal de Goiás – UFG

Conheça a Universidade Federal de Goiás
Cursar uma faculdade Federal é o sonho de milhares de pessoas no país, principalmente daquelas que pretendem fazer Medicina mas não conseguem arcar com os grandes valores da mensalidade do curso em uma instituição particular. Sabendo disto, continue a leitura desse post e conheça os atributos de uma das faculdades mais renomadas do Centro-Oeste e no país como um todo: a Universidade Federal de Goiás – UFG.
O curso de Medicina na Universidade Federal de Goiás
Na Universidade o ingresso é feito por meio do Sistema de Seleção Unificada, o SISU. No ano de 2020, a nota de corte – ou seja, a menor média para ser aceita em uma das vagas disponíveis no curso – era de 798.65 pontos na média geral do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Com duração de 12 semestres, o curso é realizado em horário integral.
Na UFG, além da ampla concorrência, é possível ingressar pelo sistema de cotas. Para participar dessa tentativa de reduzir desigualdades, o critério é que o estudante tenha estudado durante todo o ensino médio em uma instituição pública. O projeto de cotas abrange:
- Pessoas com deficiência;
- Indígenas;
- Pessoas de baixa renda;
- Negros (pretos e pardos).
Diferenciais
- Reformulação Pedagógica: desde 2010 o curso vem sofrendo alterações para reformular os processos pedagógicos e avaliativos do estudante, isso para que a grade curricular seja cada vez mais mais próxima do que o mercado de trabalho pede, contemplando melhor um ensino ainda mais preparatório e próximo das demandas reais.
- Metodologias ativas:na grade curricular mais atual, a metodologia de ensino utilizada engloba metodologias ativas, ou seja, aquelas que buscam que o estudante seja participativo e crítico em relação a tudo que é passado, fugindo do papel de passividade que lhe era fornecido. Assim, por meio de atividades e apresentações de aulas-seminários, os estudantes passam a ser cada vez mais fundamentais para a realização de um ensino crítico e reflexivo.
- Renome: Ao possuir no currículo o nome da UFG, o mercado de trabalho entende que esse estudante possui competência e conhecimentos necessários para a realização de um trabalho de qualidade, feito de maneira humanizada.
O que fazer em Goiânia?
Para quem pretende estudar na capital de Goiás, há diversas opções de lazer para aproveitar em paralelo aos estudos. Além dos parques e praças que por si só já são de tirar o fôlego, é possível curtir lugares famosos como:
- A feira da lua;
- Centro cultural Oscar Niemeyer;
- Parque zoológico;
- Feira Hippie;
- Estádio Serra Dourada;
- Bares e restaurantes típicos;
- Shoppings;
- Entre outros.
A culinária local destacam-se pratos como o arroz com pequi, a pamonha, a galinhada, o peixe na telha, o empadão goiano, entre tantos outros alimentos ricos em sabor e com aquele gostinho de comida regional que só a população local sabe fazer.
Se encantou pela Universidade Federal de Goiás? Então é hora de se preparar da melhor maneira para a prova do vestibular: acessando o Melhores Escolas Médicas! No site é possível encontrar materiais como planners, mapas mentais, resumos e muito mais para te ajudar a ingressar na UFG, e o melhor: todo conteúdo é gratuito! Confira!
Sobre a unidade



