Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Conheça a Universidade Federal de Santa Catarina

Para muitos vestibulandos a meta é conseguir ingressar em uma instituição pública para realizar a tão sonhada conquista do jaleco. Melhor ainda se for em uma com tradição e destaque em se tratando do ensino. Uma das melhores alternativas para isso é a Universidade Federal de Santa Catarina, localizada no Rio Grande do Sul.

 

Continue a leitura desse post e saiba tudo sobre o curso de Medicina na instituição e os motivos que fazem dela uma das mais bem avaliadas do país!

Um pouco sobre a Universidade Federal de Santa Catarina

Para ingressar na instituição o estudante possui duas opções: o vestibular próprio da instituição ou utilizando a nota do ENEM através do Sistema de Seleção Unificada, o SISU. No ano de 2020 a nota de corte – ou seja, a menor nota para conquistar uma das vagas – foi de 820.67 pontos.

 

A alta concorrência para a instituição é resultado do reconhecimento da qualidade de ensino ofertado pela UFSC. Outro reflexo disso é a conquista do Conceito 5 (nota máxima) para o curso segundo avaliação do Ministério da Educação.

Diferenciais

  • Laboratórios específicos: na UFSC os estudantes podem alinhar os conhecimentos teóricos e práticos no CCS – Centro de Ciências da Saúde. No departamento é possível encontrar diversos laboratórios voltados para especializações específicas, dentre eles:
  1. Departamento de Cirurgia;
  2. Geriatria e obstetrícia;
  3. Pediatria;
  4. Patologia;
  5. Saúde Pública;
  6. Análises clínicas;
  7. Entre outros.
  • Atendimento em hospitais: Após períodos de práticas nos laboratórios e salas com manequins e simuladores, os estudantes são levados para dentro do ambiente hospitalar propriamente dito. Seja no hospital da própria instituição ou em parcerias, os alunos experienciam as mais diversas especializações a fim de colocar em prática seus conhecimentos e em simultâneo desenvolver um atendimento mais humanizado que está além do que está descrito nos livros de Medicina. 

Vale ressaltar que os procedimentos e atendimentos são supervisionados por médicos e toda equipe daquele ambiente. Alguns dos atendimentos são realizados em:

O que fazer em Florianópolis?

Com população estimada em mais de 508 mil habitantes, a capital de Santa Catarina possui as mais diversas atrações, seja para turistas ou para quem reside na cidade. Os programas variam de dia de sol na praia a noite agitadas e passeios gastronômicos. Para o público jovem, as aventuras na natureza são sempre bem vindas para curtir durante os finais de semana com o intuito de se distrair e espairecer admirando a beleza local. São trilhas, mirantes e passeios específicos para quem quer fugir da agitação da cidade.

Em contrapartida, para quem opta por aproveitar a gastronomia, bares e restaurantes com música ao vivo, as concentrações acontecem em diversos pontos da cidade e garantem a diversão de quem desbrava a capital catarinense.

A cidade e as referências da Universidade Federal de Santa Catarina te encantaram? Então esse é o momento certo para começar a se preparar para o concorrido vestibular da instituição! Aproveite e acesse o Melhores Escolas Médicas para baixar conteúdos de estudos de forma gratuita para te auxiliar a obter as melhores notas no vestibular.

Sobre a unidade

Nota de Corte
SISU 2020: 710.36
Vagas por ano
100 vagas
Ingresso
Vestibular e SISU
Atlética Médica
Atlética de Medicina da UFSC @aaamedufsc
Vestibular
ENEM
Metodologia
Tradicional
Categoria
Pública Federal

Local da unidade

Matérias

Quer o MEM na palma da mão?