Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

 

SOBRE A INSTITUIÇÃO

Conhecida como instituição especializada nas ciências da saúde, a Unifesp é responsável pela formação de recursos humanos qualificados e pelo desenvolvimento da pesquisa científica em saúde. Sua origem foi com a Escola Paulista de Medicina, cuja fundação aconteceu a 1933.

A Escola Paulista de Medicina se transformou em Universidade Federal de São Paulo em 1994, expandindo os cursos em tecnologias da saúde, como Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas, Fonoaudiologia e Tecnologia Oftálmica.

Hoje a UNIFESP conta com campi em vários dos municípios de São Paulo, sendo alguns deles: Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, São José dos Campos, Osasco e Zona Leste. Em 2020, a UNIFESP foi eleita pelo Estadão, a melhor Federal no ranking Guia da Faculdade.

Dentre todos os números, a UNIFESP se destaca com seus 77 cursos entre turnos diurnos, noturnos e integrais. Além disso, na última atualização feita em 2015 a Unifesp foi a universidade federal com melhor produtividade de artigos por docente no Brasil.

UM POUCO SOBRE O CURSO DE MEDICINA

O curso de medicina da UNIFESP, que foi fundado em 1933, funciona em turno integral e possui vestibular misto, tanto através do Enem quanto do seu vestibular próprio, que conta com 121 vagas anuais. Hoje o curso tem duração de 6 anos.

A Escola Paulista de Medicina possui um corpo docente altamente qualificado formado em quase sua totalidade por doutores, pós-doutores e livre-docentes, sendo, sendo uma boa parte antigos ingressos e profissionais formados na universidade. Possui estrutura com excelentes laboratórios de pesquisa, prédio de anfiteatros destinados às aulas, uma das maiores bibliotecas do país, hospital escola e uma rede para a assistência primária e secundária da população.

O estudante de medicina da UNIFESP tem acesso a diversos departamentos dentro da instituição, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos por meio de: Cirurgia, Dermatologia, Ginecologia, Neurologia e Neurocirurgia, Oncologia clínica, Pediatria, Psiquiatria, entre outras áreas de especialidades.

Os estudantes ainda contam com o Hospital São Paulo, clínica-escola da EPM-UNIFESP onde praticam enquanto cumprem um importante papel social, realizando atendimentos das mais diversas especialidades gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde – o SUS.

Uma das principais questões dos alunos quanto a UNIFESP é sobre a prova. Como foi comentado, ela é em formato misto, realizado em duas etapas, ou seja, a primeira fase é realizada utilizando a nota bruta do ENEM do ano em questão e a segunda fase consiste na realização da Prova complementar, onde são colocados em avaliação os conhecimentos do estudante acerca de língua portuguesa, redação, língua estrangeira em questões de múltipla escolha.

A aluna de medicina da UNIFESP, Giulia Gabriella, do terceiro ano, falou um pouco sobre a universidade:
“O curso de medicina da UNIFESP tem o formato tradicional, o que eu amo, inclusive lá nós chamamos de Escola Paulista de Medicina. Meu primeiro ponto foi o acolhimento, eu sou do interior então esse era meu maior medo, principalmente o trote, o que felizmente não tem. O nosso campus é descentralizado, ou seja, não ficamos presos em lugar só. No geral, eu sou muito grata ao ambiente familiar que a EPM me proporcionou. ”

A Atlética de Medicina da UNIFASP (EPM) é a Associação Atlética Acadêmica Pereira Barretto. A atlética tem como princípio, não manter o ambiente hostil, fazendo a recepção dos calouros, os processos de matrícula e transformando o esporte em um modo de tirar o peso da rotina.

É HORA DO RANKING E DAS NOTAS!

Folha de São Paulo: 16º lugar (sendo 4º em pesquisa e 10º em ensino)

Estadão: 5 estrelas

MEC: 5 pontos

ENADE: 5 pontos

NOTA DE CORTE: Como para medicina a UNIFESP traz o seu vestibular misto, ela também faz uma análise própria da nota do enem do vestibulando. O indicado é que tenha nota superior a 789.40.

 

DIFERENCIAIS

Destacando o caráter humanizado e a responsabilidade social dos futuros profissionais, em 2020, frente às diversidades encontradas no combate a epidemia, os estudantes formaram grupo para o voluntariado, atuando na conscientização, acolhimento, realização de doações, produção de trabalhos científicos sobre o Covid-19, entre outras atividades essenciais que ressaltam a seriedade e comprometimento daqueles que ingressam na EPM/UNIFESP.

 

VIVENDO EM SÃO PAULO?

Com 12,25 milhões de habitantes, a cidade mais populosa do Brasil possui uma diversidade incrível de atividades para fazer, locais para visitar, gastronomia para provar e tantas outras coisas a se descobrir na cidade. Essa variedade é bem importante para o aluno de medicina que acaba desgastando sua saúde mental conforme o passar do curso e terá onde relaxar nos tempos livres.

Avenida Paulista: É impossível falar sobre São Paulo e não falar sobre a Avenida Paulista. Um dos mais conhecidos pontos turísticos onde reúne todas as tribos, raças, gêneros e estilos com muitas lojas, bares e restaurantes.

Bairro da liberdade: Um passeio pelo mundo oriental na capital Paulista, com excelentes restaurantes, lojas e supermercados. Ótimo para comprar produtos japoneses e bastante vibrante para quem ama essa cultura.

 

A Unifesp é uma das melhores quando se trata de medicina e a Melhores Escolas Médicas quer te ajudar nessa jornada, por isso disponibilizamos conteúdos gratuitos por meio de planners, resumos, simulados, mapas mentais e muito mais que vem por aí! 🤩

Ah, e aproveita para nos seguir em todas nossas redes sociais como Instagram, TikTok, Twitter, Telegram, e YouTube, pois lá a gente está DIARIAMENTE postando vários conteúdos legais e importantíssimos para o seu sucesso!

Conheça mais sobre as Escolas Médicas do Brasil assistindo os vídeos da nossa websérie onde mostramos com detalhes várias curiosidades e informações essenciais para você fazer a sua escolha!

Sobre a unidade

Vagas por ano
121 vagas
Ingresso
Misto: ENEM e Prova específica UNIFESP
Atlética Medicina
Associação Atlética Acadêmica Pereira Barretto ( @a.a.a.p.b)  
Metodologia
Tradicional
Telefone
(11) 5576-4244

Local da unidade

Matérias

Podcasts

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina