Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

 

SOBRE A INSTITUIÇÃO

Nascida como Escola Paulista de Medicina (EPM), a graduação da UNIFESP é reconhecida em todo território nacional pela tradição e excelência, alcançando conceito 5 de acordo com a avaliação criteriosa do MEC. 

Fundada em 1º de julho de 1933 e mais tarde sendo transformada em Universidade Federal de São Paulo, a instituição é especializada em Ciência da Saúde. Reflexo disso, em 2020 a UNIFESP foi eleita pelo Estadão a melhor Federal no ranking Guia da Faculdade. 

 

UM POUCO SOBRE O CURSO DE MEDICINA

Para ingressar no curso de Medicina da instituição é preciso fazer o vestibular misto. Ou seja, a avaliação é realizada em duas etapas. A primeira fase é realizada utilizando a nota bruta do ENEM do ano em questão. 

Já a segunda fase consiste na realização da Prova complementar, onde são colocados em avaliação os conhecimentos do estudante acerca de língua portuguesa, redação, língua estrangeira em questões de múltipla escolha, e uma prova discursiva sobre temas específicos da área de exatas e da saúde.

 

É HORA DO RANKING E DAS NOTAS!

Folha de São Paulo: 16º lugar (sendo 4º em pesquisa e 10º em ensino)

Estadão: 5 estrelas

MEC: 5 pontos

ENADE: 5 pontos

 

DIFERENCIAIS

Buscando excelência no seu ensino, quem cursar Medicina na instituição tem acesso a diversos departamentos para aprofundar os conhecimentos por meio de departamentos como:

  • Cirurgia;
  • Dermatologia;
  • Ginecologia;
  • Neurologia e Neurocirurgia;
  • Oncologia clínica e experimental;
  • Pediatria;
  • Psiquiatria;
  • entre outras áreas de especialidades.

Destacando o caráter humanizado e a responsabilidade social dos futuros profissionais, em 2020, frente às diversidades encontradas no combate a epidemia, os estudantes formaram grupo para o voluntariado, atuando na conscientização, acolhimento, realização de doações, produção de trabalhos científicos sobre o Covid-19, entre outras atividades essenciais que ressaltam a seriedade e comprometimento daqueles que ingressam na EPM/UNIFESP.

Oferecendo uma graduação completa e prática, os estudantes ainda contam com o Hospital São Paulo, clínica-escola da EPM-UNIFESP onde os estudantes praticam enquanto cumprem um importante papel social, realizando atendimentos das mais diversas especialidades gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde – o SUS. 

Assistidos e orientados pelos professores e demais profissionais no hospital, a experiência garante um ensino focado em uma atuação humanizada e competente, prezando sempre a qualidade e segurança do paciente no atendimento.

O QUE FAZER EM SÃO PAULO?

Com 12,25 milhões de habitantes, a cidade mais populosa do Brasil possui uma diversidade incrível de atividades para fazer, locais para visitar, gastronomia para provar e tantas outras coisas a se descobrir na cidade.

Desde barzinhos a grandes eventos internacionais, São Paulo é a capital do entretenimento tanto para moradores quanto para turistas. Para o público jovem, eventos culturais, casa de shows e até mesmo passeios públicos são uma ótima pedida para relaxar no fim de semana e distrair um pouco a mente da rotina incessante da academia. 

Para a graduação em Medicina a dedicação é imprescindível, mas para a saúde mental também é importante encontrar atividades e locais que ajudam a distrair a mente de vez em quando. Em São Paulo você tem um mundo de oportunidades para isso.

Se interessou pelos atrativos da cidade e das referências da graduação em Medicina na EPM/UNIFESP? Então chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre essa Instituição de Ensino renomada e bem conceituada no país!

Sobre a unidade

Vagas por ano
121 vagas
Ingresso
Misto: ENEM e Prova específica UNIFESP
Atlética Medicina
Associação Atlética Acadêmica Pereira Barretto ( @a.a.a.p.b)  
Metodologia
Tradicional
Telefone
(11) 5576-4244

Local da unidade

Matérias

Podcasts

Quer o MEM na palma da mão?