Universidade Federal de Sergipe – UFS

Conheça a Universidade Federal de Sergipe

O que acha de estudar em um estado conhecido pela sua riqueza litorânea, cultural e gastronômica? Conheça a Universidade Federal de Sergipe.

Um pouco sobre a Universidade Federal de Sergipe

Em Sergipe, com a criação das Escolas de Ciências Econômicas e de Química, a Faculdade de Direito e a Faculdade Católica de Filosofia (1951), a Escola de Serviço Social (1954) e a Faculdade de Ciências Médicas (1961),  foi possível formar uma Universidade em Sergipe. Em 1967 foi instaurada a Fundação Universidade Federal de Sergipe. 

 

A Faculdade de Medicina foi criada em meados dos anos 50, funcionando no Instituto Parreiras Horta. Em 1962 foi transferida para o Hospital Cirurgia, permanecendo por duas décadas. O curso de Medicina só foi reconhecido como tal em 1966, e em 1989 foi transferido para o Hospital Universitário.

 

O curso de Medicina hoje dispõe de 100 vagas no Campus de São Cristóvão e 60 vagas em Lagarto. Ambos são ingressados por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porém em São Cristóvão são realizadas suas chamadas (semestral) e em Lagarto apenas uma por ano.

Centro de Vivência do Campus Professor Antônio Garcia Filho, em Lagarto.
Foto: Adilson Andrade/AscomUFS

Diferenciais

  • Biblioteca: a Bicen é a Biblioteca Central da UFS, localizada na ‘Cidade Universitária’, no campus de São Cristóvão. A Bisau, Biblioteca de Saúde, atende aos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem do CCBS Campus de São Cristóvão, com mais de 29 mil exemplares em seu acervo. No campus de Lagarto há sua própria biblioteca, a Bilag. Do seu sistema de consulta, é possível ter acesso aos exemplares das demais bibliotecas da UFS. 

Foto: UFS

  • Hospitais conveniados: Cada campus possui o seu Hospital Universitário, o Hospital Universitário (HU) e o Hospital Universitário de Lagarto (Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro). Ambos funcionam como centro de assistência e saúde à população.

Foto: UFS

  • Avaliação do MEC: o curso de medicina da UFS alcançou o Índice Geral de Curso com a nota 4. Em São Cristóvão, o Conceito do Curso tem a nota 4 e o Enade com a nota 3. Em Lagarto, o Conceito do Curso tem a nota 3.

O que fazer em São Cristóvão?

Primeira capital de Sergipe é uma cidade extremamente histórica, São Cristóvão fica a 28km da capital Aracaju. A cidade foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e é repleta de passeios que viajam pela história sergipana. O Convento de São Francisco, o Museu de Arte Sacra de Sergipe, a Santa Casa da Misericórdia e o Museu Histórico de Sergipe são os principais pontos turísticos da cidade. 

Foto: SE-Noticias

O que fazer em Lagarto?

A maior cidade do interior de Sergipe e o terceiro município mais populoso do estado, fica a 80km da capital. O município se destaca pela beleza histórica, cultural e natural, com mais de 300 anos de história. Alguns dos pontos históricos são: Cristo da Fazenda Palmeiras; Cachoeira do Saboeiro; a Praça José Domingos Vieira; e o Santuário Mariano Nossa Senhora da Piedade.

Imagem: Papajaca.com

A Universidade Federal de Sergipe tem uma ótima estrutura para instruir e capacitar seus alunos para o futuro profissional. Já decidiu em qual campus quer estudar? Agora é hora de dar início à preparação e estudos! Acesse o site do Melhores Escolas Médicas, lá você terá acesso a planners, resumos de biologia, simulados, mapas mentais e muitos mais, e o melhor: tudo gratuito!

Sobre a unidade

Vagas por ano
São Cristóvão: 100 | Lagarto: 60
Ingresso
ENEM - SISU
Metodologia
São Cristóvão: Tradicional | Lagarto: PBL
Telefone
São Cristóvão: (79) 3194-6600 | Lagarto: (79) 3632-2072

Local da unidade

Matérias

Quer o MEM na palma da mão?