Universidade Federal de Viçosa – UFV

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A região sudeste do país possui instituições de renome, dentre elas está a Universidade Federal de Viçosa. Com um ensino tradicional, a instituição une qualidade e excelência nos seus três campi, nos quais estão matriculados mais de 20 mil estudantes. No total, a Universidade já graduou mais de 60 mil profissionais e orientou a defesa de mais de 12 mil dissertações de mestrado e quatro mil teses de doutorado. Continue a leitura desse post e confira o que te aguarda na formação para Medicina na UFV!

 

Um pouco sobre a Universidade Federal de Viçosa

A Universidade Federal de Viçosa foi inaugurada em 1926 e inicialmente começou suas atividades como Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav). Somente em 15 de julho de 1969 passou a ser nomeada Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desde de sua fundação a UFV vem acumulando experiência e tradição em ensino, pesquisa e extensão. 

A Graduação em Medicina na UFV tem duração de 6 anos, com carga horária total de 8.100 horas. As aulas e atividades são em período Integral onde os alunos são imersos em conteúdos básicos da área de saúde e matérias específicas do próprio curso. 

É possível concorrer a bolsas de Iniciação Científica e bolsas de permanência disponibilizadas pela instituição a fim de ajudar os alunos da instituição. Para ingressar na UFV, são disponibilizadas 50 vagas e o ingresso é feito por meio do vestibular do ENEM. 

Diferenciais

Na Instituição, alguns dos diferenciais são:

  • Intercâmbio: Através da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), os alunos podem se candidatar a bolsas no cenário internacional, contribuindo para a formação acadêmica, científica, linguística e cultural do corpo docente dos estudantes. A UFV possui mais de 100 convênios vigentes com instituições de diversos países, como Alemanha, Angola, Canadá, Chile, China, Colômbia, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Japão, México, Peru, Portugal, Rússia e Venezuela.

 

  • Laboratórios equipados: A UFV possui diversos ambientes laboratoriais que visam estimular e a desenvolver a produção teórica e prática dos discentes, por meio de apoio instrumental e criação das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Alguns desses laboratórios são voltados para a prática de saúde da mulher e da criança, de agentes patogênicos, morfofisiologia humana e muito mais. 
  • Desenvolvimento de habilidades: Para completar a base de ensino oferecido,uma alternativa de apoio pedagógico, que também atua como uma atividade antecipatória das práticas de treinamento de habilidades com o paciente, preparando o estudante para o exercício técnico e intelectual de sua futura profissão, pautado nos preceitos da ética e da bioética é o laboratório de habilidades. Nele, os estudantes são expostos a situações de treinamento simulado, de forma sistemática e o mais próximo possível de situações reais e contextualizadas com o objetivo de construir e estabelecer estratégias e metodologias cada vez mais úteis no desenvolvimento das habilidades cognitivas, psicomotoras e atitudinais indispensáveis, às competências esperadas para o estudante de medicina. 

O que fazer em Viçosa?

Com pouco mais de 80 mil habitantes, Viçosa é um município brasileiro localizado no interior do estado de Minas Gerais,na chamada Zona da Mata. Um marco para o desenvolvimento da cidade foi a chegada, em 1885, da ‘estrada de ferro’, com uma linha de trem regular para a região.

Inicialmente afastada da zona urbana do vilarejo, a estação de trem Leopoldina foi transferida para o Centro de Viçosa em 1914, abrindo caminho para a chegada de novos imigrantes, especialmente libaneses e italianos.

A facilidade no acesso também permitiu à cidade ampliar sua rede de serviços públicos, comércio e atividade econômica em geral. Até que, em 1926, por ordem do então presidente da República Arthur Bernardes, o mais ilustre cidadão de Viçosa, foi inaugurada a Escola Superior de Agricultura e Veterinária, instituição que viria a se tornar, anos mais tarde, a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ao longo dos anos, a UFV foi se desenvolvendo e transformando a cidade em um polo de ensino superior, com a instalação de novas instituições. Hoje, a educação é um dos eixos principais da cidade em diversos aspectos, da economia ao desenvolvimento urbano.

Para quem quer aproveitar o melhor que a cidade pode oferecer, durante o dia, a melhor pedida é ir fundo nos passeios naturais ou aproveitar as belas obras arquitetônicas da cidade como a Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia e a casa Arthur Bernardes. 

Também é possível passear pela feira de artesanato na praça Silviano Brandão e na Feira Livre de Viçosa. Para acolher bem os estudantes que nela vivem, uma cidade universitária deve oferecer uma robusta rede de serviços. Bares e restaurantes de qualidade e com variedade são fundamentais para atender às demandas dos acadêmicos. 

Viçosa mantém a tradição das cidades mineiras de contar com pubs e bares para os mais diferentes públicos. O que, considerando que a cidade recebe estudantes de todo o Brasil, é fundamental. Para os jovens que buscam agitação noturna, eles são ótimas opções para se distrair e sair da rotina, principalmente para quem estuda um curso que demanda tanta dedicação e foco, como é o caso de Medicina.

 

Eaí, conseguimos te ajudar?

A Universidade Federal de Viçosa (UFV)  propõe as melhores formas de capacitação para o futuro profissional no meio da saúde. Então está na hora de se preparar para começar essa jornada! O Melhores Escolas Médicas quer te ajudar nessa jornada, disponibilizando conteúdos gratuitos por meio de planners, resumos de biologia, simulados, mapas mentais e muito mais! 🤩

Ah, e aproveita para nos seguir nas nossas redes sociais (Instagram, TikTok, Twitter, Telegram e YouTube), pois lá a gente está DIARIAMENTE postando vários conteúdos legais e importantíssimos para o seu sucesso!

Sobre a unidade

Nota de corte
750,64 (Sisu 2020)
Vagas por ano
50 vagas
Ingresso
SISU
Programa de Bolsa
Moradia Estudantil, Bolsa Alimentação, Auxílio Creche/Pré-Escola e Iniciação Científica
Metodologia
 Tradicional
Atlética Medicina
Associação Atlética Acadêmica Maria Elizabete Jorge - A.A.A.M.E.J - (@aaamej.ufv)
Liga Acadêmica
Liga Acadêmica de Clínica Médica – LACM UFV
Endereço
Av. Peter Henry Rolfs, s/n - Campus Universitário, Viçosa - MG, 36570-900
Telefone
(31) 3612-1081

Local da unidade

Matérias

Podcasts

 

Quer o MEM na palma da mão?