UFAM – Universidade Federal do Amazonas

Conheça a Universidade Federal do Amazonas
A norte do país possui instituições de renome, dentre elas está a Universidade Federal do Amazonas. Com um ensino tradicional, a instituição une qualidade e excelência em todos os mais de 100 cursos de graduação que oferece. Continue a leitura desse post e confira o que te aguarda na formação para Medicina na UFAM!
Um pouco sobre Medicina na Universidade Federal do Amazonas
Fundada em 1965, o curso de Medicina da UFAM vem, desde então, formando profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho. Ao longo dos 12 semestres integrais no campus em Manaus, os alunos são imersos em conteúdos básicos da área de saúde e matérias específicas do próprio curso. Com uma estrutura curricular de graduação que envolve carga horária total de 8.650h, um Internato obrigatório de 2 anos com 4.500h nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Saúde da Criança, Saúde da Mulher e um Internato Rural de 900 horas, que contempla as áreas de Medicina Preventiva e Social.
É possível concorrer a bolsas de Iniciação Científica e bolsas de permanência disponibilizadas pela instituição a fim de ajudar os alunos da instituição. Para ingressar na UFAM, são disponibilizadas 112 vagas anuais e o ingresso é feito por meio do vestibular do ENEM e pelo PSC (Processo Seletivo Contínuo).
Diferenciais
Na Instituição, alguns dos diferenciais são:
- Intercâmbio: Através da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII), os alunos podem se candidatar a bolsas no cenário internacional, contribuindo para a formação acadêmica, científica, linguística e cultural do corpo docente dos estudantes.
- Hospital Universitário Getúlio Vargas: O HUGV é um hospital-escola da UFAM, administrado em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que há mais de cinco décadas se sobressai como referência tanto no atendimento de média e alta complexidade em toda a Amazônia Ocidental quanto na formação de profissionais de saúde de graduação e pós-graduação e desenvolvimento de pesquisas científicas.
- Hospital Universitário Getúlio Vargas ( Divulgação UFAM)
- Vasto acerto na biblioteca: Para completar a base de ensino oferecido, a Universidade dispõe de uma grande biblioteca. Além disso, no campus a infraestrutura possibilita um ambiente propício para os estudos, com local próprio para que os estudantes possam se dedicar de forma adequada às suas leituras, revisões e pesquisas acerca das disciplinas.
O que fazer em Manaus?
Com mais de dois milhões de habitantes, a cidade de Manaus, fica localizada nos bancos do Rio Negro no noroeste do Brasil, e é capital do vasto estado do Amazonas. Trata-se de um ponto de partida importante próximo à Floresta Amazônica.
Para quem quer aproveitar o melhor que a cidade pode oferecer, durante o dia, a melhor pedida é ir fundo nos passeios naturais ou aproveitar o centro histórico da capital. Ver os botos, admirar o encontro das águas, fazer um trajeto em um barco e conhecer os edifícios históricos do centro são atividades imperdíveis para quem quer aproveitar Manaus. Os roteiros incluem parques que foram preservados, como a Reserva Florestal Adolpho Ducke e o Bosque da Ciência, seja no calçadão revitalizado da Ponta Negra, onde o belíssimo Rio Negro abraça a cidade convidando para um passeio na orla.
Também é possível passear pelos shoppings, mercados centrais e áreas culturais de Manaus como o Teatro Amazonas e o Centro Cultural dos Povos da Amazônia. Para os jovens que buscam agitação noturna, os bares e casas de shows são ótimas opções para se distrair e sair da rotina, principalmente para quem estuda um curso que demanda tanta dedicação e foco, como é o caso de Medicina.
Se interessou pelo curso de Medicina na Universidade Federal do Amazonas? Então aproveite, acesse o Melhores Escolas Médicas e se prepare com os melhores conteúdos para o vestibular da instituição! No site você tem acesso gratuito a mimos, como planners, mapas mentais e muito mais para melhorar o seu desempenho enquanto vestibulando de Medicina. Confira agora!
Sobre a unidade






