Universidade Federal do Piauí – UFPI

Conheça a Universidade Federal do Piauí

A região nordeste do país possui diversas instituições de renome, dentre elas está a Universidade Federal do Piauí. Com um ensino tradicional, a instituição une qualidade e excelência em todos os mais de 90 cursos de graduação que oferece. Continue a leitura desse post e confira o que te aguarda na formação para Medicina na UFPI!

Um pouco sobre Medicina na Universidade Federal do Piauí 

Fundado em 1971, o curso de Medicina da UFPI vem, desde então, formando profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho. Ao longo dos 12 semestres integrais no campus em Teresina, os alunos são imersos em conteúdos básicos da área de saúde e matérias específicas do próprio curso.

Com uma estrutura curricular de graduação que envolve carga horária total de 8.175h, os estudantes participam de internatos voltados para Clínica Médica, Pediatria, Urgência e Emergência, Saúde Mental e Clínica Cirúrgica. 

É possível concorrer a diversas bolsas disponibilizadas pela instituição a fim de ajudar os alunos que necessitam de algum tipo de auxílio. Para ingressar na UFPI, são disponibilizadas 80 vagas anuais e o ingresso é feito por meio do vestibular do ENEM. 

Diferenciais

Na Instituição, alguns dos diferenciais são:

  • Intercâmbio:, contribuindo para a formação acadêmica, científica, linguística e cultural do corpo docente dos estudantes, na UFPI disponibiliza a mobilidade estudantil e o intercâmbio por meio da Assessoria de Relações Internacionais, órgão que firma acordos de cooperação e convênios internacionais. Atualmente, a UFPI dispõe de programas como o Idioma Sem Fronteiras e é membro de associações como a Organização Universitária Interamericana e o Grupo Tordesilhas, que impulsionam o intercâmbio cultural, linguístico, tecnológico e científico com os países como Itália, Portugal, EUA, Croácia e Bélgica.

 

  • Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI): O HU é um hospital-escola da UFPI, administrado em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí possui 21.400 m², dos quais 15 mil m² foram ampliados. Possui 214 leitos, sendo 24 deles de UTI, 52 consultórios, além dos espaços para a prática que incluem quatro salas de aula, laboratório audiovisual e auditório com capacidade para 150 pessoas, O HU oferece à comunidade um amplo espaço de aprendizagem e prestação de serviços. Contará com espaços destinados à hemodinâmica (conjunto de procedimentos médicos de intervenção na circulação sanguínea), clínica da mulher, área de coleta, pequenas cirurgias, endoscopia, centro cirúrgico e consultórios médicos e odontológicos.
  • Vasto acerto na biblioteca: Para completar a base de ensino oferecido, a Universidade dispõe de uma grande biblioteca. Desde 1973, a Biblioteca UFPI é central e é a unidade gestora dos acervos e dos serviços bibliotecários da UFPI. Com a criação da universidade, houve a fusão dos acervos das escolas isoladas de Medicina, Odontologia, Filosofia, Direito e Administração. No entanto, em 1995, houve a inauguração da Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB), que passou a gerir o sistema de bibliotecas da UFPI coordenando oito unidades setoriais. Além disso, no campus a infraestrutura possibilita um ambiente propício para os estudos, com local próprio para que os estudantes possam se dedicar de forma adequada às suas leituras, revisões e pesquisas acerca das disciplinas.

O que fazer em Teresina?

Teresina é a capital do estado do Piauí e a única capital da Região Nordeste que não se localiza no litoral. Com quase 800 mil habitantes, é a cidade mais populosa do estado. Teresina é a 4ª capital mais desenvolvida do Brasil e a mais desenvolvida da região Nordeste, segundo o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal.

A capital piauiense ganhou o título de “Cidade Verde” e o que não faltam por lá são parques, áreas verdes e lindos lagos, além do Rio Parnaíba e do Rio Poti, que tornam o cenário natural  ainda mais espetacular.

Para quem quer aproveitar o melhor que a cidade pode oferecer, restaurantes, bares, museus, igrejas antigas, parques e construções históricas são lugares turísticos em Teresina que não podem ficar de fora da sua lista. O Complexo turístico da Ponte Estaiada, Central de Artesanato Mestre Dezinho, Espaço Cultural Esperança Garcia e Museu do Piauí são locais imperdíveis na cidade. 

Também é possível passear pelos shoppings, mercados centrais e curtir o pôr do sol em um dos parques de Teresina. Para os jovens que buscam agitação noturna, os bares e casas de shows são ótimas opções para se distrair e sair da rotina, aproveitando boa música, saboreando bons drinks e o melhor da culinária piauiense, principalmente para quem estuda um curso que demanda tanta dedicação e foco, como é o caso de Medicina.

Se interessou pelo curso de Medicina na Universidade Federal do Piauí? Então aproveite, acesse o Melhores Escolas Médicas e se prepare com os melhores conteúdos para o vestibular da instituição! No site você tem acesso gratuito a mimos, como planners, mapas mentais e muito mais para melhorar o seu desempenho enquanto vestibulando de Medicina. Confira agora!

Sobre a unidade

Nota de corte
785,44 ( SISU 2020)
Vagas por ano
80 Vagas
Ingresso
SISU
Atlética Medicina
Associação Atlética Acadêmica da Medicina UFPI (@aaacarcara)
Metodologia
Tradicional
Endereço
Campus Universitário Ministro Petrônio Portella. Bairro Ininga - Teresina - PI -CEP: 64049-550
Telefone
(89) 3422-2044

Local da unidade

Matérias

Podcasts

Quer o MEM na palma da mão?