Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Conheça a Universidade Federal do Rio de Janeiro

O que acha de estudar em uma cidade universitária localizada no cartão postal do Brasil? Conheça a primeira universidade criada pelo Governo Federal: a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Um pouco sobre a Universidade Federal do Rio de Janeiro

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi criada em 1920. A Universidade reúne a sétima escola de Engenharia mais antiga do mundo e a primeira das Américas, a Escola Politécnica, criada em 1792,a Faculdade Nacional de Medicina, criada em 1808, e a Faculdade Nacional de Direito, criada em 1891.

A Faculdade de Medicina da UFRJ é composta pelos cursos de medicina, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. O curso de medicina está presente em dois campus: na sede e na cidade de Macaé, que fica a cerca de 160km da capital.Para ingressar no curso de medicina é mediante a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e inscrição no SISU, sua nota de corte difere nos campus, no RJ é 822.46, e em Macaé, 808.94.

Diferenciais

  • Biblioteca: a biblioteca da UFRJ faz parte do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI), que conta, ao todo, com 45 unidades. Pelo portal os estudantes podem ter acesso ao acervo remoto e biblioteca digital.

  • Hospitais conveniados: Os estudantes, além de participarem da prática nas unidades de serviço da rede de do Município do Rio de Janeiro, prestam atendimento nos hospitais:
    • Hospital Universitário Clementino Fraga Filho
    • Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
    • Instituto de Ginecologia
    • Instituto de Psiquiatria
    • Maternidade Escola

  • Intercâmbio: o programa de intercâmbio da Faculdade de Medicina recebe constantemente alunos de instituições de Portugal, França, Espanha e Áustria. O objetivo é promover a integração acadêmica, cultural e institucional da UFRJ.
  • Avaliação do MEC: o curso de medicina da UFRJ conquistou o conceito 4 no MEC, mostrando excelente desempenho. Na última edição do Enade (índice que mede a relação entre conteúdo e aprendizado dos estudantes), a Federal também alcançou a nota 4 nas avaliações.

O que fazer no Rio de Janeiro?

Conhecida como cidade maravilhosa, é impossível não destacar as belas praias e os famosos pontos turísticos, como o Cristo Redentor e o Pão-de-Açúcar. O berço da bossa nova combina o urbano com a natureza de forma espetacular, emoldurando a cidade. A vida noturna também não fica para trás no Rio de Janeiro, há bares e baladas que prometem diversão a quem se aventura. 

A Faculdade de Medicina da UFRJ dispõe de vários benefícios para o estudante da área. Já decidiu em qual campus quer estudar? Então já está na hora de se preparar para as seleções universitárias. Aproveite e se planeje com a ajuda do Melhores Escolas Médicas. O site disponibiliza conteúdos gratuitos, de planners, resumos de biologia, simulados, mapas mentais e muitos mais, para auxiliar na realização do seu sonho: a aprovação.

Sobre a unidade

Nota de corte
SISU 2020: 822.46
Vagas por ano
200 vagas
Ingresso
SISU
Atlética Medicina
Associação Atlética Acadêmica Carlos Chagas (A.A.A.C.C.) @atleticamedicinaufrj
Ligas Acadêmicas
Liga Acadêmica de Cirurgia | Liga Acadêmica de Infectologia | Liga Acadêmica de Anatomia | Liga Acadêmica de Trauma, Emergência e Simulação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro | Liga Acadêmica de Pediatria | Liga Acadêmica de Gestão, Ensino, Pesquisa e Extensão em Transplantes de Tecidos e Órgãos
Vestibular
ENEM
Metodologia
Tradicional
Categoria
Pública Federal

Local da unidade

Matérias

Quer o MEM na palma da mão?