UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

A região sudeste do país possui diversas instituições de renome, dentre elas está a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Com um ensino tradicional, a instituição une qualidade e excelência nas 30 opções de graduação que dispõe. Única Universidade Federal instalada em Minas Gerais com sede na metade setentrional do estado, a UFVJM possui atualmente, cerca de sete mil alunos. Continue a leitura desse post e confira o que te aguarda na formação para Medicina na UFVJM!
Um pouco sobre Medicina na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
A Faculdade de Medicina do Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) iniciou seu curso em 09 de setembro de 2014. Desde então, vêm formando profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho.
Ao longo dos 12 semestres integrais, os alunos são imersos em conteúdos básicos da área de saúde e matérias específicas do próprio curso. Apresentando um novo modelo de Projeto Pedagógico, a UFVJM busca formar um profissional com perfil adequado para atuar na região, prioritariamente na APS e na Urgência e Emergência.
Com uma estrutura curricular de graduação que envolve carga horária total de 7.814h, o objetivo da formação de medicina da faculdade é formar os graduados com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com senso de responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.
É possível concorrer a bolsas de permanência ou manutenção, iniciação científica, extensão, bolsa moradia e bolsa alimentação disponibilizadas pela instituição a fim de ajudar os alunos da instituição. Para ingressar na UFVJM, são disponibilizadas 60 vagas anuais e o ingresso é feito por meio do vestibular do ENEM e pelo SASI, que é um processo seletivo seriado.
Diferenciais
Na Instituição, alguns dos diferenciais são:
- Ambulatório Escola: É o espaço onde são desenvolvidas as atividades de ensino referentes a atividades práticas, em parceria com a Santa Casa de Caridade de Diamantina (SCCD)/MG e Prefeitura Municipal de Diamantina/MG. Lá, os pacientes da cidade são atendidos pelos discentes de medicina acompanhados pelos docentes médicos de cada especialidade. As consultas são agendadas na Unidade Básica de Saúde do bairro ao qual o paciente pertence e reguladas pela Secretaria de Saúde do Município de Diamantina.
- Laboratórios: São utilizados para a realização de aulas práticas envolvendo procedimentos médicos intensivos, invasivos e de emergência. Há também laboratórios para auxiliar o desenvolvimento de habilidades dos alunos na realização de exames, laboratórios de anatomia, microbiologia, citologia e histologia.
- Laboratório de Habilidades Clínicas (Divulgação UFVJM)
- Laboratório de Anatomia (Divulgação UFVJM)
- Vasto acerto na biblioteca: Para completar a base de ensino oferecido, a Universidade dispõe de uma grande biblioteca. Além disso, no campus a infraestrutura possibilita um ambiente propício para os estudos, com local próprio para que os estudantes possam se dedicar de forma adequada às suas leituras, revisões e pesquisas acerca das disciplinas.
O que fazer em Diamantina?
Com pouco mais de 50 mil habitantes, Diamantina é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado na Mesorregião do Jequitinhonha. Localizada a cerca de 300 quilômetros de Belo Horizonte, ela é detentora do título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Cercada por belas paisagens naturais e povoados encantadores, Diamantina oferece um bom roteiro histórico, igrejas de grande beleza, cenários deslumbrantes em meio a casarões coloniais e ainda a oportunidade de curtir uma cidade cercada por paisagens naturais maravilhosas na Serra da Espinhaço. Para quem quer aproveitar o melhor que a cidade pode oferecer, é possível passear no Centro Histórico para conhecer todas as igrejas, os pequenos museus e os principais casarões e sobrados coloniais da cidade.
Os bares, restaurantes, lojinhas e feiras de artesanato trazem a receptividade característica do povo mineiro, enquanto as cachoeiras e trilhas afloram o espírito aventureiro. Para os jovens que buscam agitação noturna, os bares e casas de shows são ótimas opções para se distrair e sair da rotina, principalmente para quem estuda um curso que demanda tanta dedicação e foco, como é o caso de Medicina.
Se interessou pelo curso de Medicina na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri? Então aproveite, acesse o Melhores Escolas Médicas e se prepare com os melhores conteúdos para o vestibular da instituição! No site você tem acesso gratuito a mimos, como planners, mapas mentais e muito mais para melhorar o seu desempenho enquanto vestibulando de Medicina. Confira agora!
Sobre a unidade








Local da unidade
Matérias
Podcasts