Universidade Federal Fluminense – UFF

Conheça a Universidade Federal Fluminense

O que acha de estudar em uma das 10 melhores  Escolas Médicas do Brasil? Conheça a da universidade acadêmica de Niterói: Universidade Federal Fluminense.

Um pouco sobre a Universidade Federal Fluminense

Originalmente batizada de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF) foi criada em 1960, devido a junção das Escolas Federais de Farmácia, Odontologia e Direito (1912), Medicina (1926) e Medicina Veterinária (1936); agregou outras cinco, das quais três eram estaduais, a saber: Enfermagem (1944), Serviço Social (1945), Engenharia (1952), e outras duas, particulares, Ciências Econômicas (1942) e Filosofia (1947).

O curso de medicina da UFF dispõe de 180 vagas anuais. O ingresso no curso é por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com a nota de corte de 794.86. A metodologia de ensino é tradicional, dividida em básico, clínico e internato, dois anos para cada. A UFF fica a 18km de distância da capital carioca.

Diferenciais

  • Biblioteca: as bibliotecas da UFF estão vinculadas à Superintendência de Documentação. Suas 30 unidades estão distribuídas pela cidade de Niterói e em outros sete municípios do Estado do Rio de Janeiro.
  • Hospitais conveniados: o internato obrigatório do curso é realizado no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP).
  • Avaliação do MEC: o curso de medicina da UFF, na última edição do Enade (índice que mede a relação entre conteúdo e aprendizado dos estudantes), alcançou a nota máxima (5).

O que fazer em Niterói?

A cidade de Niterói, antiga capital fluminense, com seus 500 mil habitantes tem os melhores índices de desenvolvimento humano e urbano do estado. A cidade tem diversas belezas naturais e arquitetônicas, algumas delas projetadas pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. As praias e a cultura gastronômica também chamam bastante atenção para a cidade. Se você está na cidade e quer visitar o Rio de Janeiro, basta atravessar a ponte Rio-Niterói, que sua distância é de apenas 18 km.

A Universidade Federal Fluminense tem uma estrutura interessante para capacitar seus alunos e futuros profissionais. Agora só falta você se preparar para começar essa jornada! Aproveite os benefícios que o Melhores Escolas Médicas dispõe para estudantes que, assim como você, estão se preparando para começar no curso de medicina. No site é possível encontrar conteúdos gratuitos, contendo diversos planners, resumos de biologia, simulados, mapas mentais e muitos mais!

Sobre a unidade

Nota de corte
SISU 2020 - 794.86
Vagas por ano
180 Vagas
Ingresso
SISU
Ligas Acadêmicas
Liga de Patologia Clínica e Anatomia Patológica | Liga Acadêmica de Medicina do Esporte e do Exercício | Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia da UFF | Liga de Trauma, Reanimação e Emergência | Liga de Dermatologia da Universidade Federal Fluminense | Núcleo de Anatomia Humana e Comparada
Metodologia
Tradicional

Local da unidade

Matérias

Podcasts

 

Quer o MEM na palma da mão?