publicidade

Estudantes criticam nas redes demora na divulgação dos locais de prova Enem 2025

Compartilhar:

A demora na liberação dos locais de prova do exame gera críticas e preocupação entre os candidatos.

Compartilhar:

A poucos dias da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, estudantes de todo país têm mostrado insatisfação nas redes sociais devido a demora na divulgação dos locais de prova. O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.

Nos comentários com tom irônico, os estudantes transformam a frustração em piada. Frases como “O local de prova sendo surpresa, amo” e “Esse ano a prova será EAD?” brincam com a situação. 

Já nas críticas diretas, o humor dá lugar à insatisfação explícita. Comentários como “Divulgar o local da prova que é bom é o bicho” e “20 dias para o Enem e nada do Inep informar o local de prova” expressam a indignação dos candidatos.

Ano passado o Inep divulgou os locais de prova do Enem no dia 22 de outubro. Já no ano de 2023 a divulgação foi feita no dia 24 de outubro. Ou seja, pelo histórico das datas, o anúncio dos locais deve acontecer ainda neste mês de outubro.

Nas redes sociais do Inep e do MEC, participantes ironizam a demora na divulgação dos locais de prova.
No X (antigo Twitter), estudantes fazem críticas a demora.

A divulgação do cartão de confirmação de inscrição do Enem, que contém o endereço dos locais de prova, é um momento decisivo da preparação. Além de informar onde o candidato fará o exame, o documento traz dados como número de inscrição, horário das provas e necessidade de atendimento especializado. 

Novidades no Enem 2025

Nesta edição, o Enem será aplicado nos disa 9 e 16 de novembro. No entanto, as provas nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba terão datas diferentes: 30 de novembro e 7 de dezembro de 2025. Essa mudança ocorreu devido aos impactos logísticos da COP30, que ocorrerá na capital paraense no período da aplicação do exame.

Uma das novidades desta edição é que o exame vai servir como certificado de conclusão do ensino médio para estudantes maiores de 18 anos. Além disso, Ministério da Educação (MEC), por meio do programa Pé-de-Meia, prevê uma parcela bônus de R$ 200 para os estudantes do último ano do ensino médio que realizarem os dois dias de provas do Enem.

Ao todo, foram confirmadas 4,8 milhões de inscrições em todo o Brasil, com cerca de 3 milhões de isenções.

Continue lendo:

MEC divulga Painel do Enem 2025

O que estudar faltando 1 mês para o Enem 2025? Confira dicas e estratégias

Inep divulga cartilha da redação do Enem 2025

Cronograma do Enem 2025

Índice

Você também pode se interessar por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.