Devido a instabilidade no resultado do Sisu 2024, na última terça-feira, 30, diversos estudantes que estavam na condição de aprovados pelo sistema, relataram perderem suas vagas após a atualização nos resultados pelo MEC na quarta-feira, 31.
De acordo com o calendário do edital do processo seletivo, o resultado oficial estava previsto para ser divulgado na terça, dia 30 de janeiro. Na data estabelecida, o MEC liberou a lista de classificados logo nas primeiras horas da manhã e alguns estudantes conseguiram acessar.
No entanto, devido a problemas técnicos na página, divulgado pelo próprio Ministério, o sistema precisou ser reiniciado e o resultado oficial adiado para o dia seguinte, na quarta-feira, 31 de janeiro.
Resultado errado
O “resultado errado” ficou no ar durante 25 minutos e alguns estudantes conseguiram conferir sua classificação. Entretanto, diversos desses estudantes que estavam sob condição de aprovados no primeiro resultado, tiveram a classificação alterada após a republicação do resultado, chegando a perder a vaga.
A situação frustrou diversos estudantes que, inclusive, já haviam comemorado a aprovação no processo seletivo e aguardam uma posição do Ministério para resolver o erro.
Nota do MEC
Na manhã desta sexta-feira, 2, o MEC admitiu que os resultados foram divulgados “de maneira indevida”. Ainda de acordo com o ministério, as falhas técnicas estão sendo apuradas para descobrir os motivos que levaram o resultado a ser publicado indevidamente.
Até o momento, a pasta não informou se haverá reparação aos estudantes que foram lesados com o erro do sistema. Todavia, ressaltou que “o sistema é seguro e os resultados oficiais não serão modificados”. Além disso, também indicou que os estudantes manifestem o interesse para participarem da Lista de Espera.
“O que houve foi uma divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos da manhã do dia 30 de janeiro. A ocorrência está sendo rigorosamente apurada”, informou o ministério em nota.
Cronograma Sisu 2024
Apesar do erro no sistema e alteração do resultado oficial, a pasta optou por manter o cronograma previsto no edital. Confira abaixo o calendário completo do processo seletivo:
- Resultado da chamada regular:
31 de janeiro de 2024 - Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024
- Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024