As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vão começar amanhã dia 3 e vão até o dia 6 de fevereiro e podem ser feitas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Neste ano, o programa oferece mais de 112 mil vagas para financiar a educação superior em instituições privadas ao longo de 2026, sendo 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867 vagas no segundo.
Podem concorrer à seleção estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, e que tenham obtido média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas e não tenham zerado a redação, um fator importante para concorrer às bolsas além dos citados anteriormente são o de terem que comprovar renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos.
Para preparar os estudantes que desejam concorrer a uma vaga no Fies, a MEM preparou um ebook completo com todas as informações necessárias para você conquistar o tão sonhado curso.
Baixe agora o nosso ebook:

Ordem de Classificação
A classificação dos candidatos será feita com base na ordem decrescente das notas no Enem, respeitando critérios de prioridade como:
- candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e nunca foram beneficiados pelo financiamento estudantil;
- candidatos que não concluíram o ensino superior, mas já utilizaram o financiamento estudantil e quitaram a dívida;
- candidatos que já concluíram o ensino superior e não foram beneficiados anteriormente pelo financiamento estudantil;
- candidatos que já possuem diploma de nível superior, utilizaram o financiamento estudantil e quitaram o débito.
O resultado da chamada única está previsto para ser divulgado em 19 de fevereiro, e os pré-selecionados terão entre 20 e 24 de fevereiro para complementar suas inscrições no sistema. A convocação da lista de espera está prevista para ser de 26 de fevereiro até 10 de abril.
O Fies é um dos principais programas federais voltados a garantir que estudantes de baixa renda tenham acesso ao ensino superior em instituições particulares por meio de financiamento, com dois processos seletivos regulares por ano e chamadas posteriores para preenchimento de vagas remanescentes.







