O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), abriu as inscrições para o segundo semestre de 2021. Os interessados devem se inscrever por meio do Portal do Fies até as 23h59 próxima sexta-feira, dia 30. A lista dos candidatos pré-selecionados será divulgada no dia 03 de agosto.
O que é o Fies?
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), é um programa do Governo Federal, criado em 1999 para (como o próprio nome já diz) financiar o ensino superior em instituições privadas do Brasil.
O diferencial do Fies foi a cobrança de juros mais baixos do que os outros financiamentos já disponíveis. Porém, a partir de 2017 houve um upgrade no programa que passou a se chamar “Novo Fies” e uma das novidades foi a possibilidade de financiamento com juros zero.
Como funciona?
Duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo, o Fies abre vagas para que os estudantes interessados possam financiar a graduação que estão fazendo ou que desejam fazer.
O financiamento é válido para cobrir todo o curso e o estudante só começa a pagar por ele após a formatura.
Como se inscrever?
Passo 1: Acesse o site http://portalfies.mec.gov.br/ e clique em “Minha Inscrição”
Passo 2: Caso já tenha uma conta gov.br , clique em “Entrar com gov.br”. Se não tiver cadastro no site do governo, clique em “crie sua conta gov.br”.
Passo 3: Acesse sua conta com CPF e depois digite a senha. Após isso aparecerá uma tela pedindo autorização de uso de dados pessoais. Clique em “Autorizar”
Passo 4: A próxima tela apresentada será o sistema do Fies. Preencha os dados pessoas nesta primeira etapa e responda o questionário. Finalize e clique em gravar e continuar.
Passo 5: Na segunda etapa, responda a sessão “grupo familiar”. Em seguida o candidato deverá escolher até três opções de curso para financiamento no “grupo de preferência”. A busca poderá ser realizada por estado/município e curso ou também informando o nome da instituição. Caso já esteja estudando, informe quantos semestres concluiu, ou se for iniciar o curso, marque a opção zero.
Cronograma
Inscrições – de 27 a 30 de julho
Resultado – 3 de agosto
Complementação de inscrição – 4 a 6 de agosto
Lista de espera – 4 a 31 de agosto
Títulos que você pode se interessar
Financiamento estudantil: saiba como ingressar em medicina hoje mesmo