Nesta quarta-feira, dia 05, o Senado aprovou um projeto de lei que prorroga a suspensão do pagamento das parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), por um ano, a contar do dia 1 de janeiro de 2021. O projeto ainda precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e sancionado pelo Presidente da república, que pode aprovar o texto integralmente, parcialmente ou vetá-lo integralmente.
O pagamento das parcelas do Fies já tinha sido suspenso no ano passado, com validade até o fim do estado de calamidade pública, decretado em decorrência da crise sanitária da Covid-19, que vigorou até o fim de 2020. Porém, no início de 2021, as obrigações financeiras dos estudantes beneficiados pelo programa voltaram a valer. Por conta disso o senador Jayme Campos (DEM-MT), redigiu um novo Projeto que o relator da proposta, Dário Berger (MDB-SC), declarou como necessária diante das dificuldades impostas pela pandemia.
“A prorrogação da suspensão de pagamentos ao Fies ajudará a manter os vínculos de estudantes com as instituições de ensino em que se encontram matriculados hoje”, afirmou.
“Também servirá para amenizar a já difícil situação em que se encontram muitos estudantes egressos da educação superior, tendo em vista o quadro que assola o país, sobretudo entre a população mais jovem”, completou Dário Berger.
Se Liga