Fies tem resultado das suas vagas remanescentes divulgado

Fies

Nesta segunda-feira, 4 de dezembro, o MEC divulgou o resultado da pré-seleção do processo seletivo das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, junto ao resultado, a lista de espera também foi disponibilizada. É capaz de conferir ambas as listas no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.

Para garantir a vaga no programa, os pré-selecionados na chamada única devem comparecer às instituições de ensino. O período dado para comprovação de informação da  inscrição é do dia 05 até 07 de dezembro. Assim sendo, os selecionados poderão contratar o financiamento, considerando, até, julho de 2023. Logo, o Fies consegue financiar todo o segundo semestre deste ano. Tanto para estudantes com situação de inadimplência em sua instituição de ensino. Quanto aqueles com mensalidades já pagas, que podem reaver os valores já debitados.

Entenda o Fies e as vagas remanescentes

Instituído pelo MEC através da Lei nº 10.260, o objetivo do Fies é ofertar vagas para o financiamento da graduação em instituições não gratuitas participantes do programa. No entanto, somente em cursos superiores que obtêm uma avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Portanto, desde sua criação, o programa é o responsável por garantir um aumento no acesso de estudantes ao ensino superior.

Durante o processo seletivo regular do Fies, a disponibilidade das vagas remanescentes surge graças a desistência dos candidatos pré-selecionados ou por falta de documentação. Este é o primeiro ano com a retomada do programa desde que foi interrompido em 2021. Portanto, o MEC ofereceu 60 mil vagas ao todo na edição de 2023.

Interessado em saber mais sobre o Fies? Confira nosso conteúdo no link abaixo:

Saiba mais sobre o Fies

Quem pode se inscrever nas vagas remanescentes?

Para estar apto a se candidatar ao Fies, o candidato precisa ter atendido, obrigatoriamente, essas três exigências requeridas. A primeira, é que ele obtenha uma média aritmética das notas nas 5 provas igual ou superior a 450 pontos no ENEM (a partir da edição de 2010). Também é necessário que a nota da redação do candidato seja superior a 0. Além disso, é preciso que o inscrito possua uma renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos. No entanto, nenhuma desses requisitos é válido se quem solicitou o programa não possuir uma matrícula ativa. Portanto, é obrigatório que o candidato esteja em situação de “cursando” no curso/turno/local de oferta/IES para o qual se inscreveu.

Cronograma do Fies 2023:

• Período de inscrição: de 17 a 30 de novembro;
  • Resultado da chamada única (pré-seleção): 4 de dezembro;
  • Comprovação de informações da inscrição: 5 a 7 de dezembro;
  • Resultado da lista de espera (pré-seleção): 12 de dezembro.