INEP alerta estudantes sobre site falso do Enem

Karla Thyale Mota

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), alerta os estudantes que pretendem fazer a inscrição do Enem 2024 acerca dos cuidados com golpes. Nos últimos dias, o órgão acionou a Polícia Federal para investigar um site falso do Enem que simulava uma inscrição no exame.

Candidatos lesados relataram que o perfil se assemelhava ao perfil oficial do INEP, incluindo a Nanda, chat de inteligência artificial utilizado pela Página do Participante do Enem para orientar o candidato na hora da inscrição.

De acordo com os diversos relatos nas redes sociais, a falta da confirmação após o pagamento e a rapidez na inscrição causaram estranheza na veracidade da página. Já fora do ar, o falso site solicitava o CPF dos candidatos e já direcionava para a página de pagamento, emitia o boleto e simulava uma inscrição no Enem 2024.

Como não cair em golpes?

Para evitar fraudes no Enem 2024, é necessário ter atenção a alguns detalhes. O primeiro passo é verificar a URL do link da página. A inscrição do Enem 2024 é realizada exclusivamente via Página do Participante do INEP através do endereço eletrônico [https://enem.inep.gov.br/participante/#!/]. Ou seja, em nenhuma outra URL é possível realizar a inscrição. Abaixo, confira como aparece o link na página.

Site oficial da Página do Participante do INEP.

Além disso, o processo de inscrições é realizado em diversas etapas. Principalmente porque o candidato precisa informar alguns dados pessoais para confirmação, como local de nascimento, pedido de recursos de acessibilidade, indicação da região para realização da prova, entre outras informações.

Identifique sites falsos:

• Confira a URL e certifique-se de que é a oficial;
  • Desconfie de descontos e ofertas. A taxa de inscrição do Enem possui um valor fixo. Portanto, qualquer outro valor, mesmo que inferior, é falso;
  • Antes de emitir o boleto, a página do INEP solicita login e senha da conta gov.br;
  • Verifique a autenticidade da página. Geralmente, sites oficiais do governo, possuem selos e certificados de segurança.

Pagamento Inscrições Enem 2024

Ao finalizar a inscrição, o sistema do INEP emite um boleto do Banco do Brasil para o pagamento da taxa de R$85, valor estabelecido no exame este ano. Ademais, o pagamento pode ser via cartão de crédito, débito e não apenas por boleto e pix, como indicava o site fraudulento.

Calendário Enem 2024

• Inscrições: de 27 de maio a 7 de junho de 2024;
  • Pagamento da taxa de inscrição: de 27 de maio a 12 de junho de 2024;
  • Pedido de tratamento pelo nome social: de 27 de maio a 7 de junho de 2024;
  • Solicitação de atendimento especializado: de 27 de maio a 7 de junho de 2024;
  • Resultado das solicitações de atendimento especializado: 17 de junho de 2024;
  • Recurso para pedidos negados: de 17 a 21 de junho de 2024;
  • Resultado do recurso: 27 de junho de 2024;
  • Divulgação dos locais de prova: não divulgada;
  • Aplicação do Enem: 3 e 10 de novembro de 2024;
  • Divulgação do gabarito: 20 de novembro de 2024;
  • Divulgação do resultado: 13 de janeiro de 2025.

Descubra mais notícias sobre Enem e o mundo da Medicina. Para saber mais, veja nossos últimos textos: