O INEP informou que a próxima edição do Enem acontecerá com alterações na forma de identificação dos candidatos nos locais de prova e no nome social. Essas mudanças na identificação do Enem 2024 tem como objetivo ampliar a segurança da realização da prova, de acordo com o órgão governamental.
A partir desta, os documentos digitais apresentados a partir do aplicativo do governo federal, o gov.br também serão aceitos. Ou seja, além dos documentos digitais dos respectivos aplicativos oficiais, como o e-Título e a Carteira de Trabalho, também será possível apresentar o aplicativo oficial do governo.
“Com o aumento do número de documentos disponíveis para comprovação da identificação, a apresentação do Boletim de Ocorrência (B.O.) em caso de perda de documentos físicos não será mais aceita. A mudança será implementada para reforçar a segurança no processo dos exames”, pontua o INEP.
Boletim de Ocorrência não será mais aceito
Apesar da nova forma de identificação, o MEC retirou a possibilidade de apresentar o Boletim de Ocorrência (B.O), antes aceito como forma de comprovar o extravio do documento em casos como perda ou roubo.
A justificativa do órgão para a retirada da possibilidade de comprovação de extravio do documento é pela diversa quantidade de apresentação de documentos digitais no dia da prova.
Ademais, o candidato poderá comprovar a identificação a partir dos seguintes documentos:
- Cédulas de identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Polícias Militar e Federal ou Forças Armadas (RG);
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive no caso de reconhecidos como refugiados;
- Carteira de Registro Nacional Migratório e o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório também estão entre os documentos válidos;
- Passaporte e Carteira Nacional de Habilitação;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997);
- Documentos digitais com foto (e-Título, CNH digital e RG digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais;
- Documento digital pelo Gov.br.
Nome Social no Enem
Outra mudança anunciada é na forma de comprovação de identificação pelo Nome Social de pessoas transexuais, travestis e transgênero e que quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero, decretado a partir da Lei nº 8.727, de 28 de abril de 2016. A partir desta edição, será necessário que todas as pessoas que optarem pelo uso do Nome Social estejam cadastradas na Receita Federal.
Desta forma, não será mais necessário enviar a documentação comprobatória no ato da inscrição. Nas edições anteriores, aos candidatos que não possuiam cadastro na Receita, era necessário anexar a documentação no momento da inscrição.
Para solicitar a identificação através do Nome Social, o candidato deve informar durante as inscrições do Enem. Além disso, para reiterar, é necessário já possuir o cadastro do Nome Social na Receita Federal.
Inscrições para o Enem 2024
Em breve, o MEC vai liberar o cronograma das inscrições para o Enem em 2024. No entanto, nos últimos três anos, o exame tem sido aplicado no mês de novembro. Entretanto, há possibilidade desta edição também ser aplicada dentro deste período. Além disso, é habitual que a prova seja aplicada nos últimos meses do ano, entre outubro e dezembro.
Apesar disso, o MEC liberou o calendário para os candidatos que pretendem solicitar a isenção da taxa de pagamento da prov, que será realizada entre os dias 15 a 26 de abril.
Vai pedir isenção do Enem 2024? Confira o calendário completo e como solicitar sua isenção:
Divulgado prazo para solicitação de isenção do Enem 2024. Confira
Como funciona o Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a forma de ingresso para diversas instituições de ensino superior do Brasil. Com o resultado da prova, é possível se inscrever nos processos seletivos do Sisu, que disponibiliza vagas em instituições públicas do país; no Prouni, que oferta bolsas de estudos de 50% a 100% em universidades privadas; e no Fies, espécie de financiamento estudantil disponibilizado pelo governo federal.
A prova abrange 4 áreas do conhecimento relacionadas às disciplinas aplicadas durante o Ensino Médio, como:
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Sociologia e Filosofia;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Inglês ou Espanhol, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias Da Informação e Comunicação;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Redação.
1º dia do Enem 2024
Aplicada em dois domingos seguidos, na primeira prova o candidato responde a 90 questões de múltipla contemplando as disciplinas das Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma Redação.
2º dia do Enem 2024
No segundo domingo da prova, os candidatos respondem a 90 questões, desta vez das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Pensa em fazer o Enem 2024? Confira algumas matérias que podem te ajudar a organizar os seus estudos:
Como se preparar para o Enem 2024?
A importância do espaço de estudos adequado para a produtividade
Como mudar a rotina de estudos
Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!
Ao enviar, você concorda em receber comunicações.