publicidade

Inep divulga resultado para atendimento especializado no Enamed

Compartilhar:

Caso o pedido de atendimento especializado seja indeferido, o candidato tem até o dia 15 de agosto para fazer a interposição dos recursos.

Compartilhar:

Candidatos que solicitaram atendimento especializado no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) já podem conferir o resultado. A divulgação foi feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira (11). Os participantes podem conferir o resultado por meio do Sistema Enamed.

Caso o pedido de atendimento especializado seja indeferido, o candidato do Enamed tem até essa sexta-feira (15) para fazer a interposição dos recursos. Porém, a divulgação do resultado sai só no dia 20 de agosto. Além disso, o participante deve enviar a nova documentação diretamente no Sistema Enamed. 

De acordo com o edital, a aplicação do exame será no dia 19 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. A composição da prova terá 100 questões objetivas de múltipla escolha, com o exame tendo 5 horas de duração. Além disso, o exame vai considerar conteúdos, habilidades e competências das áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade e, de maneira interdisciplinar, das áreas de Saúde Mental e Saúde Coletiva.

Sobre os Questionários:

Ademais, também vão compor o exame: o Questionário para o Estudante concluinte do curso de medicina inscrito no Enade; o Questionário Contextual para os demais participantes; e o Questionário de Percepção de Prova.

  • Questionário para o Estudante Concludente do Curso de Medicina inscrito no Enade: serve para reunir informações sobre o perfil do estudante e o contexto de sua formação. Esses dados ajudam a entender melhor o desempenho dos alunos no Enade e também contribuem para avaliar a qualidade dos cursos de graduação e das instituições de ensino superior.
  • Questionário Contextual para os demais participantes: aplicado a candidatos que não se enquadram como concluintes, ele tem como objetivo coletar informações que permitam caracterizar o perfil do participante e o contexto de seus processos formativos.
  • Questionário de Percepção de Prova: tem como objetivo coletar informações que permitam analisar a opinião dos participantes em relação à prova, auxiliando, também, na compreensão dos resultados.

O Enamed é obrigatório?

Sim! O Enamed é obrigatório para os estudantes concluintes do curso de Medicina, assim como o Enade é para outros cursos de graduação. Quem não participa sem justificativa aceita pelo Inep fica em situação irregular, o que impede a emissão do diploma até que a pendência seja resolvida.

Quais são os principais objetivos do Enamed?

  • Verificar se os estudantes concluintes dos cursos de medicina estão adquirindo as competências exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs);
  • Fornecer dados que ajudem a aprimorar os cursos de medicina;
  • Tornar o processo de seleção para a residência médica mais justo e eficiente;
  • Contribuir para a melhoria do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), ao garantir a formação de profissionais mais bem preparados;
  • Estabelecer um modelo padronizado e transparente de avaliação.

Continue lendo:

ENAMED: o que querem de nós?

CFM apoia Enamed do MEC, mas alerta que o exame não impedirá profissionais mal formados

Confira o cronograma do Enamed 2025:

Confira as últimas notícias sobre o mundo da medicina:

Índice

Você também pode se interessar por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.