Inep libera resultado do Enem

Os vestibulandos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já podem conferir seus desempenhos através da Página do Participante. Como previsto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado no dia 16 de janeiro, ás 00h. No entanto, aqueles que prestaram o vestibular na opção de treineiros, em busca de autoavaliação, só terão acesso à pontuação no mês de março deste ano.

Logo, para visualizar a nota liberada, é preciso que o participante acesse a Página do Participante. Portanto, para realizar o login com sucesso, é necessário o CPF e a senha cadastrada na plataforma. Em caso daqueles que esqueceram a senha, é só ir direto ao site acesso.gov.br e fazer o mesmo caminho. Mas desta vez, clicando na opção de “Esqueci minha senha”. Assim sendo, o vestibulando só precisará selecionar uma das maneiras de recuperação, efetuar o processo corretamente e, enfim, gerar uma nova senha.

Como a nota do Enem é calculada?

Além da ansiedade de aguardar o resultado, os vestibulandos precisam lidar com o fato de não conseguirem calcular a nota antes que ela esteja liberada. Diferente das demais provas, o Enem possui seu próprio método de correção por intermédio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Portanto, na pontuação atingida por cada participante não é levado em consideração somente a quantidade de acertos. Mas também outros fatores.

Assim sendo, o cálculo do resultado dos participantes é advindo de três variáveis: dificuldade dos itens, poder de diferenciação do item e a possibilidade de acerto. Logo, o método do TRI utiliza de um conjunto de modelos matemáticos que busca correlacionar todos os fatores. Portanto, caso exista participantes com o mesmo número de questões acertadas, a natureza desse modelo avalia essas pessoas de forma distinta.

Ademais, os corretores, próprios do Inep, são responsáveis por corrigir a prova da redação após ela ter sido digitalizada. A nota é atribuída através de uma escala que varia entre 0 e 1000 pontos. Assim sendo, os dois avaliadores pontuam de 0 a 200 pontos cada uma das cinco competências existentes. Em suma, a pontuação final adquirida pelo participante é a média aritmética entre as duas notas. No entanto, o espelho da redação só estará disponível no mesmo dia que o resultado dos treineiros.

Como utilizar a nota do Enem?

Portanto, a partir da pontuação adquirida pelo participante no ENEM, há a possibilidade de participar nos programas educacionais oferecidos pelo Ministério da Educação. Primeiramente, existe o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma responsável por disponibilizar as universidades que aderiram à nota do Enem como forma de ingresso. Para então, os vestibulandos podem se inscrever nelas.

Além disso, também há o ProUni, que viabiliza o acesso a cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior. Isso tudo através de bolsas, integrais ou parciais (50%). Logo, é preciso que os candidatos fiquem atentos aos cronogramas para não perder nenhuma data de suma importância.

Cronograma Sisu 2024:

• Inscrições: 22 a 25/01;
  • Resultado: 30/01;
  • Matrículas da 1ª chamada: 01 a 07/02;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 30/01 a 07/02.

Cronograma ProUni 2024:

• Inscrição primeiro semestre: 22 a 25 de fevereiro
  • Resultado primeira chamada: início de março
  • Matrícula da primeira chamada: primeira quinzena de março
  • Resultado da segunda chamada: primeira quinzena de março
  • Matrícula da primeira chamada: segunda quinzena de março
  • Lista de espera: última semana de março.

Confira nossas últimas notícias e fique por dentro de tudo:

Sisu abrirá inscrições entre os dias 22 e 25 de janeiro