As inscrições Enare Enamed estão abertas até o dia 30 de julho e abrangem dois processos fundamentais para a área médica: o Exame Nacional de Residência (Enare) e o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Ambos são coordenados por instituições federais e visam aprimorar o acesso e a qualidade da formação médica no Brasil.
O Enare 2025 é organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e oferta cerca de 11 mil vagas em programas de residência médica, uni e multiprofissional, distribuídas em 235 instituições públicas e privadas reconhecidas. As provas serão aplicadas no dia 19 de outubro, sob responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Inscrições Enare Enamed: taxas e detalhes do processo seletivo
A taxa de inscrição para o Enare é de R$ 330,00 para programas de residência médica, tanto de acesso direto quanto com pré-requisito. Já para as áreas uni e multiprofissional, o valor é de R$ 220,00. O pagamento deve ser feito até 1º de agosto, exclusivamente via boleto bancário.
Este ano, o Enare traz como novidade a inclusão de instituições privadas (com ou sem fins lucrativos), desde que seus programas de residência sejam reconhecidos pelo MEC e ofereçam bolsas de estudo financiadas. O edital, a tabela de vagas e a lista de instituições participantes estão disponíveis no site oficial do Enare.
Veja mais notícias:
Publicada portaria que regulamenta o Enamed
MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni 2/2025
Enare e Enamed: provas e critérios de avaliação
O processo seletivo do Enare 2025 será realizado em fase única, com prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, responsável por 100% da nota final. A integração com o Enamed permite que o desempenho na avaliação da formação médica também seja utilizado como critério para o ingresso em determinadas especialidades de residência médica de acesso direto.
O Enamed, por sua vez, é aplicado pelo Inep em parceria com a Ebserh e também ocorre em 19 de outubro. Ele consiste em 100 questões objetivas baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina, além de incluir três questionários obrigatórios: o Questionário do Estudante, o Questionário Contextual e o de Percepção da Prova.
Quem deve se inscrever no Enamed?
As inscrições Enare Enamed são especialmente importantes para os estudantes concluintes de medicina, pois o Enamed é parte do ciclo obrigatório do Enade. No entanto, outros interessados também podem participar do Enamed de forma voluntária.
O objetivo do Enamed é avaliar se os formandos atendem às competências definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Os resultados ajudam na melhoria dos cursos de Medicina, na seleção de residentes, no fortalecimento do SUS e na padronização do acesso à residência médica.
CONFIRA AS NOTÍCIAS DA MEM:
- Quais podem ser as consequências da nova moratória?
por Edgar Jacobs - Transplante de fígado com câncer: entenda o caso raro que levantou alerta em São Paulo
por Jornalista Karla Thyale - Pneumonia: sintomas, causas, tratamento e como prevenir a doença
por Jornalista Karla Thyale - Resumo de Pneumonia: Epidemiologia, Fisiopatologia, Manifestações Clínicas, Diagnóstico e Mais!
por Dra. Olyvia Spontan











