Inscrições para Enem-USP finalizam nesta sexta-feira

Enem-USP

O processo de inscrição para ingressar na Universidade de São Paulo (USP) através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) finaliza às 12h desta sexta-feira, 05 de janeiro. Assim sendo, somente os estudantes que realizaram a última edição do Enem, em 2023, estão aptos a se inscreverem no Enem-USP. Portanto, os candidatos terão a possibilidade de se inscrever em até três cursos dentre as áreas de conhecimento existentes: Ciências Biológicas e da Vida (B); Ciências Exatas e Tecnológicas (E) e Ciências Humanas e Sociais (H).

Além disso, os alunos terão a oportunidade de trocar as opções de curso dentro da área escolhida entre os dias 18 a 19 de janeiro. Logo, o Enem-USP disponibilizará, ao todo, 1,5 mil vagas para diferentes cursos de graduação. No entanto, elas estão distribuídas em 685 destinadas à ampla concorrência (AC), 512 para alunos de escolas públicas (EP) e, por fim, 303 para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública (PPI). As informações a respeito da quantidade de vagas por área e por curso estão disponíveis no próprio edital da universidade.

Para o curso de Medicina, os estudantes têm a possibilidade de concorrer a 44 vagas dentro da Universidade de São Paulo. Na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no campus de Pinheiro, há 23 vagas disponíveis. Já na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, são disponibilizadas 13 vagas para os vestibulandos. Agora na Faculdade de Medicina do campus de Bauru, os alunos concorrem nas 8 vagas disponíveis. No entanto, dentre todas as vagas, 21 são para AC, 15 destinadas a EP e 8 designadas a PPI.

Como funciona o Enem-USP?

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) começou a aceitar as notas do Enem desde que o Conselho de Graduação da USP  aprovou a implementação do processo seletivo do Enem-USP em 2022. Resultando, portanto, na saída da universidade do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Assim sendo, o estudante concorre às vagas através da pontuação advinda da média ponderada das suas notas obtidas do Enem, calculada conforme o curso selecionado.

Confira as matérias abaixo para adquirir uma rotina de estudos e assegurar sua vaga nesse processo seletivo:

Rotina Infalível: rotina de estudos

A importância do espaço de estudos adequado para a produtividade

No entanto, para se inscrever no Enem-USP é necessário pagar uma taxa de inscrição que custa R$10. Apesar de a data para os alunos se inscreverem ir até o dia 05 janeiro, eles podem realizar o pagamento do processo seletivo até o dia 08 de janeiro. Além disso, estão isentos de pagar a taxa os candidatos que se enquadram em tais condições:

• Situação de vulnerabilidade socioeconômica, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Estudantes que concluíram os estudos em escola pública e que tenham renda mensal familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • Estudantes que se inscreveram no vestibular da Fuvest 2024.

Calendário Enem-USP

• Inscrição para o processo seletivo: até às 12h do dia 05/01;
  • Data-limite para pagamento da taxa de inscrição: 08/01;
  • Período para eventual alteração das opções de curso: 18 e 19/01;
  • Divulgação da 1ª Chamada Regular: 24/01;
  • Matrícula virtual dos aprovados em 1ª chamada: 30/01 a 01/02;
  • Resultado da 2ª chamada: 14/02;
  • Matrícula virtual dos aprovados em 1ª chamada: 15 e 16/02.