Inscrições para o Enem 2024 Começam em 27 de Maio: Confira o Passo a Passo e o Calendário Completo

Enem 2024

Bruno Daniel
Jornalista da educação médica brasileira.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 terão início no dia 27 de maio. Os estudantes interessados em participar do exame devem ficar atentos aos prazos e seguir as orientações para garantir a sua inscrição. Confira abaixo todas as informações necessárias para não perder essa oportunidade.

Leia tembém: MEC avalia novo prazo de inscrição no Enem 2024 para estudantes do Rio Grande do Sul

Inscrições: Passo a Passo

1. Acesse o Site Oficial: Visite o site do Inep a partir do dia 27 de maio.
  2. Crie uma Conta: Se ainda não tiver uma, crie uma conta no portal Gov.br, que será utilizada para acessar o sistema de inscrição do Enem.
  3. Preencha os Dados Pessoais: Informe todos os dados pessoais solicitados, como nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e telefone.
  4. Escolha a Língua Estrangeira: Selecione a língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) que deseja responder na prova.
  5. Solicite Atendimento Especializado: Caso necessite de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, faça a solicitação dentro do período estabelecido.
  6. Finalize a Inscrição: Revise todas as informações e finalize a inscrição.
  7. Pague a Taxa de Inscrição: Realize o pagamento da taxa de inscrição até o dia 12 de junho para confirmar sua participação.

Calendário Enem 2024

• Inscrições: de 27 de maio a 7 de junho de 2024;
  • Pagamento da taxa de inscrição: de 27 de maio a 12 de junho de 2024;
  • Pedido de tratamento pelo nome social: de 27 de maio a 7 de junho de 2024;
  • Solicitação de atendimento especializado: de 27 de maio a 7 de junho de 2024;
  • Resultado das solicitações de atendimento especializado: 17 de junho de 2024;
  • Recurso para pedidos negados: de 17 a 21 de junho de 2024;
  • Resultado do recurso: 27 de junho de 2024;
  • Divulgação dos locais de prova: data a ser marcada;
  • Aplicação do Enem: 3 e 10 de novembro de 2024;
  • Divulgação do gabarito: 20 de novembro de 2024;
  • Divulgação do resultado: 13 de janeiro de 2025.

Inscrições e Taxas

O período de inscrições vai de 27 de maio a 7 de junho. É crucial que os candidatos completem o processo de inscrição dentro deste prazo e realizem o pagamento da taxa até 12 de junho. O não pagamento da taxa resulta na exclusão da inscrição.

Atendimento Especializado e Nome Social

Os candidatos que necessitam de atendimento especializado ou desejam ser tratados pelo nome social devem fazer suas solicitações no mesmo período das inscrições. O resultado dessas solicitações será divulgado em 17 de junho, com um período para recurso entre 17 e 21 de junho. A resposta aos recursos será publicada em 27 de junho.

Provas e Resultados

As provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, com a divulgação dos gabaritos em 20 de novembro. O resultado final será disponibilizado em 13 de janeiro de 2025.

Preparação é Fundamental

Com as inscrições para o Enem 2024 e as outras datas definidas, é hora de intensificar os estudos. Utilize materiais de estudo, participe de simulados e mantenha uma rotina de revisões para maximizar seu desempenho no Enem.

Para mais informações e dicas de estudo, continue acompanhando nosso site. Boa sorte a todos os candidatos!