Mais Médicos: Inscrições para bolsas integrais estão abertas

Seleção é voltada a estudantes de baixa renda que tenham feito o Enem entre 2019 e 2024 e sejam naturais das cidades contempladas.

Compartilhar:

Mais Médicos

Escrito por:

Alex Lucas Silva
Estagiário em Jornalismo

O Instituto de Educação Médica (Idomed) abriu inscrições para bolsas integrais para o curso de medicina, ofertadas no âmbito do programa Mais Médicos. O prazo para se inscrever vai até as 18h do dia 6 de junho e as aulas começam no segundo semestre deste ano.

As inscrições são para as unidades de Açailândia (MA), Alagoinhas (BA), Juazeiro (BA), Angra dos Reis (RJ), Castanhal (PA), Jaraguá do Sul (SC), Iguatu (CE), Quixadá (CE) e Canindé (CE). Os candidatos precisam ter nascido nessas localidades.

Para realizar a inscrição é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 a 2024. Além disso, os interessados precisam ter renda per capita menor que um salário mínimo e meio e ter certificado de conclusão de ensino médio completo em escolas públicas ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

Porém, apenas estudantes que não têm nenhum outro diploma de ensino superior podem concorrer às vagas. 

Mais informações podem ser obtidas no site do Idomed

Sobre o Mais Médicos

O Mais Médicos é um programa do governo federal criado em 2013 com o objetivo de levar médicos para regiões do Brasil onde há escassez de profissionais, como áreas rurais, periferias e comunidades indígenas. Ele busca garantir que mais pessoas tenham acesso à atenção básica de saúde, fortalecendo o SUS.

Além disso, o programa inclui médicos brasileiros e estrangeiros e também investe na formação e capacitação desses profissionais. Dessa forma, o programa contribui para melhorar o atendimento nas unidades básicas de saúde e reduzir desigualdades no acesso à saúde pública.

Cadastro reserva

Em março, o Ministério da Saúde lançou um novo chamamento público para adesão e renovação de vagas no programa. Entre as novidades, o principal destaque foi a criação de um cadastro reserva. Com isso, o novo mecanismo passa a oferecer mais flexibilidade e agilidade na reposição de profissionais. Dessa forma, os municípios e os DSEIs poderão contar com novos médicos assim que surgirem vagas ou demandas emergenciais.

No total, 2.450 municípios e oito DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas) que já haviam participado de editais anteriores puderam ingressar no cadastro reserva. Assim, foi possível garantir uma resposta mais rápida às necessidades locais. Além disso, a medida contribuiu para fortalecer a continuidade da atenção básica à saúde em todo o país.

Continue lendo sobre o Mais Médicos:

Mais Médicos bate recorde e reforça atendimento no país

Mais Médicos abre 3.174 vagas para ampliar atenção básica

Novo edital do Mais Médicos abre 2,2 mil vagas e cadastro reserva

Confira as últimas notícias sobre o mundo da medicina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.