Amor por medicina até o fim? Descubra os desafios da carreira médica!

Matérias
Reading Time: 3 minutes

A carreira médica tem muitos obstáculos, se prepare para cada um deles!

 

Que medicina é um curso concorrido a gente já sabe, mesmo após tanto tempo ele ainda continua sendo um dos mais difíceis de se conseguir entrar. Mas não se iluda, a concorrência é só o primeiro desafio a ser enfrentado, uma vez que se escolhe cursar medicina, é necessário superar diversos obstáculos: antes, durante e depois da graduação.

 

Como a gente sabe que medaholic motivado não se assusta fácil. Resolvemos falar sobre os sufocos da jornada médica, assim dá pra se preparar com antecedência para os desafios que irão surgir no caminho. Vem conferir!

A caminhada é longa, mas o prêmio está à espera! 


Para se graduar em medicina, o curso exige seis anos de estudo, a dedicação tem que ser integral, com aulas durante o dia todo, sem falar na grade curricular que é composta por matérias obrigatórias em sua maioria.

“Aaah, mas pode ser que o curso passe mó rápido….”

Olhe, medaholics, a rotina não fica mais tranquila quando você se forma! Durante o exercício da profissão, o tempo dos médicos é também muito corrido. É necessário realizar plantões, atendendo vários pacientes, cada um com um problema único para ser resolvido. Então, estejam preparadas, mas lembrem também que todo o esforço compensa no final, pois você escolheu medicina por amor!

É assunto que não acaba mais!  

 

Ter a coragem necessária para se dedicar a uma intensa rotina de estudos é essencial para a carreira médica. Pense que você vai passar alguns anos da sua vida na graduação e, uma vez formada, os estudos continuarão te acompanhando.

“Pera, que parte é essa do pra sempre? (Medicina sempre foi meu conto de fadas!)”

É isso mesmo, medaholic, quando se escolhe medicina o aprendizado e dedicação são para a vida toda. Médico é um pesquisador incansável, está sempre lendo e se atualizando sobre tudo que surge na área.
Preparadas para ler muito? Aqui no portal a gente já trouxe muitas dicas  de leitura pra você!

 

Já nem sei mais que assunto estou estudando

Durante o curso de medicina, o estudante vai passar por pelo menos três etapas. A gente já falou aqui sobre esses três ciclos que você vai ter que encarar durante a graduação de medicina.

“Então medaholic também passa por fases?”

SIM! Nos primeiros anos, se tem contato com disciplinas básicas como: anatomia, bioquímica e fisiologia. Na metade do curso, o contato é com pacientes e aprenderá o aspecto clínico e diagnóstico. Já no final da graduação, o estudante é submetido ao internato médico, no qual será observado por um supervisor, realizando serviços de saúde e conhecendo a área.

Empolgante, né?! A gente fica assim que nem você, pura ansiedade pra viver cada etapa dessa!

Não acaba quando termina (eu ouvi residência médica?)

 

Todos os anos mais e mais médicos se formam no Brasil, por causa do aumento de novas Escolas Médicas pelo Brasil. Dessa maneira, a residência médica se tornou tão concorrida quanto conseguir a vaga médica ou como passar em um concurso público, por exemplo.

Já escolher a especialidade médica pode ser tão difícil quanto a escolha de uma profissão. Com tanta variedade, alguns recém-formados optam pelas áreas mais rentáveis. Entre as mais escolhidas estão: Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia.

Medaholic raiz não se abala com tanta facilidade e já tá até pensando em que especialidade médica seguir!

Partiu carreira médica?

A gente não quer assustar e nem arrancar de vez o band-aid de ninguém! Mas eu tenho certeza que você se sente muito mais preparado agora que sabe quais são os desafios da carreira médica.
E aí, vamos pra cima?

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe uma resposta

Quer o MEM na palma da mão?