Enem x Vestibular: qual é a forma de ingresso das Melhores Escolas Médicas do Brasil?

Matérias
Reading Time: 2 minutes

Saiba qual é o processo seletivo adotado pelas principais instituições de Medicina do país!

 

Durante a jornada, sempre surgem várias situações curiosas, aqui a gente fala muito sobre o Enem como o principal caminho para a vaga dos sonhos, porém algumas Escolas Médicas ainda aderem ao bom e velho vestibular.

 

Mas só para deixar claro, medaholic, não vamos falar de conteúdos de cada prova não, viu? Já falamos sobre a diferença entre o preparo para vestibular  e Enem aqui e, claro, como arrumar essa bagunça de rotina para conseguir a sonhada vaga. O papo aqui é outro! 


Então, vamos lá…

 

 

Vocês sabiam que algumas Universidades Públicas não aderem ao Sisu como forma de ingresso? E que, de modo contrário, algumas instituições particulares aderem à nota do Enem ao invés do tradicional vestibular?

Meio louco, né?! Principalmente quando rola essa sensação de que, de repente, as coisas se misturaram…

Mas olha, a gente tá aqui pra dizer que isso abre um leque enorme de possibilidades para vocês, medaholics. Pensando nisso, a gente resolveu fazer um resumão das formas de ingresso das principais faculdades de medicina do país. Confira nas tabelas abaixo:



Top 10 Melhores Escolas Médicas Públicas (RFU*) 

 Forma de Ingresso
Top 10 Vestibular Sisu
USP x x
UNICAMP x x
UFMG x x
UFRGS x x
UFRJ x
UNIFESP x
UNESP x
UFPR x x
UNB x x
10º UFC   x

 

Top 10 Melhores Escolas Médicas Privadas (RFU*)

 

Forma de Ingresso
Top 10 Vestibular Nota do Enem
PUCRS x
FCMSCSPS x
UNIFOR x x
UNIFENAS x
BMSP x
PUCSP x x
CESUPA x x
EMESCAM x
PUCPR x x
10º UNIMAR x x


Bem, agora que você deu uma “passada de olho” e já sabe mais ou menos qual é a maneira de botar os pezinhos na escola médica dos sonhos, podemos voltar a falar sobre escolhas…

O que estamos cansados de saber é que as universidades públicas são sempre as mais concorridas, não só pelo fato de serem gratuitas, mas também por estarem entre as melhores do Brasil. Dessa maneira, elas sempre se destacam nas avaliações de ensino, mercado e qualidade, sempre ficando entre as mais desejadas pelos aspirantes à carreira médica.

Das Escolas Médicas públicas listadas, quase todas oferecem a possibilidade de conseguir a vaga médica pelo Sistema de Seleção Unificada – Sisu ou por vestibular tradicional. As únicas exceções são a UFRJ e UFC que aceitam apenas ingresso pelo SISU; e a UNESP que aceita vestibular próprio e não aceita SISU. Já nas escolas médicas privadas acima, ao menos metade delas aceita a nota do Enem como forma de ingresso, além do vestibular tradicional.


E aí, medaholic, já sabe qual universidade vai tentar?  

 


Como falamos no começo deste texto, nada melhor do que explorar o universo de possibilidades que existe a sua frente, mas lembre-se: a escola médica ideal sempre será aquela que melhor se encaixa no seu perfil! 

Gostou do conteúdo? Então compartilha e fala aqui com a gente nos comentários!   
 

*O Ranking Universitário Folha – RUF é uma fonte que atualiza a lista de universidades todos os anos, desde 2012. Leva em conta dados nacionais e internacionais, além de duas pesquisas do Datafolha. Para avaliar as instituições considera 5 aspectos gerais (Pesquisa 42%, Ensino 32%, Mercado 18%, Internacionalização 4% e Inovação 4%). 

Deixe uma resposta

Quer o MEM na palma da mão?