Mudança na classificação do Sisu 2021 ajuda a conseguir a vaga médica? Entenda!

Matérias
Reading Time: 2 minutes

São tantas emoções que até parece novela novela mexicana esse estica e puxa de mudanças constantes no cronograma do Sisu 2021 pelo Ministério da Educação (MEC). 

 

Nossa, o que rolou? 

 

 

Depois do tweet do Ministro da Educação prolongando o prazo para se inscrever, agora os estudantes podem comemorar a vitória porque o sistema de classificação que funcionava até o Enem 2018 está de volta e espanta o terror da Nota Fantasma

 

Mas como era a seleção do Sisu antes do Enem 2018?

 

Nas edições anteriores ao Enem 2020, o método que classificava os alunos para vagas em IES públicas, levava em conta apenas a primeira opção escolhida pelo estudante no cálculo para gerar a nota de corte

 

E retorna agora após a pressão feita por concorrentes que se depararam com notas absurdas pela forma até então vigente de seleção. 

 

E como estava até então? 

 

O método de Dupla Classificação, comumente conhecido como Nota Fantasma, diferente do trazido no tópico anterior deste artigo, e agora (re)adotado de acordo com a Portaria Normativa MEC nº 21/2012, leva em conta as duas opções para tirar a média entre alunos, notas e vagas disponíveis para cada curso.

 

O que muda na hora de escolher a minha vaga médica?

 

 

Com essas alterações, agora os alunos têm uma visão mais clara da posição dentro do ranking de concorrência para avaliar a melhor opção e garantir, agora com mais confiança na hora de fazer a escolha, uma vaga na Escola Médica. 

 

> FAÇA A ESCOLHA CERTA DA ESCOLA MÉDICA <

 

Mas as mudanças não acabam por aqui! 

 

Com a mudança de data de divulgação dos resultados no calendário oficial de 13/04 para 16/04, próxima sexta-feira, as outras também se alteram. 

 

!!!! E atenção para não perder a vaga médica !!!!

 

A mudança na sistemática de classificação só vai valer a partir do dia 14/04, que é quando a computação vai modificar os critérios e as listas alteram os rankings na plataforma do Sisu 2021.

 

Até lá, a Nota Fantasma continua a assombrar, mas não surte que estamos a todo vapor como os caça-fantasmas! 

 

Leia também: https://melhoresescolasmedicas.com/sisu-2021/inscricoes-ao-sisu-serao-prorrogadas-ate-quarta-feira-14/ 

 

 

 

Quer o MEM na palma da mão?