MEC avalia novo prazo de inscrição no Enem 2024 para estudantes do Rio Grande do Sul

Karla Thyale Mota

O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que o Ministério da Educação (MEC) visa estabelecer um novo prazo de inscrição do Enem 2024 aos estudantes do Rio Grande do Sul. Além disso, os estudantes do RS também terão novas datas para solicitar a isenção no exame.

A informação foi dada através do perfil do ministro na rede social “X”, antigo twitter, ao informar sobre o cronograma do Enem e tranquilizar os estudantes gaúchos atingidos pelas fortes chuvas na região.

Nós já estamos avaliando novos prazos de inscrição e isenção de taxa para os participantes no Rio Grande do Sul, para que ninguém fique de fora do Enem. Fiquem tranquilos em relação ao exame e acompanhem os canais oficiais do MEC“, informa o ministro.

De acordo com a publicação, nenhum estudante será prejudicado e em breve o ministério divulgará novas informações sobre o processo. Portanto, é necessário estar atentos as novas informações do ministério.

Página do X (antigo Twitter) do ministro da Educação Camilo Santana.

Isenção no Enem 2024 para estudantes do RS

Durante coletiva de imprensa na última segunda-feira, 20 de maio, o ministro anunciou que, além do novo prazo para as inscrições, os estudantes do Rio Grande do Sul também ganharão isenção para a edição do Enem 2024.

Cerca de 40 mil alunos de todo o estado serão assistidos pelo governo durante o exame que está previsto para acontecer em Novembro. No entanto, o ministro não informou qual será o novo calendário de inscrições para os candidatos do RS.

Tragédia no Sul

A medida foi tomada com o intuito de não prejudicar estudantes atingidos pela tragédia climática ocorrida devido às fortes chuvas na região. Nas últimas semanas, diversas famílias do Rio Grande do Sul perderam suas casas na enchente que atingiu boa parte das cidades gaúchas.

Em todo o estado, cerca de 104 pessoas estão desaparecidas e 151 pessoas perderam suas vidas. No momento, diversas pessoas estão acolhidas em abrigos, assim sem possibilidade em realizar a inscrição no processo seletivo.

Diante disso, as ações do governo que envolvem todas as regiões brasileiras, especialmente o estado, tem passado por reformulação a fim de não prejudicar estudantes moradores do Rio Grande do Sul. Diante disso, o MEC tem alterado os calendários de processos seletivos, como o Encceja, o Enem e até . Dessa maneira, o órgão trabalha para que ninguém fique de fora do exame.

Inscrições Enem 2024

As inscrições para o Enem 2024 ocorrem a partir do dia 27 de maio e seguem até o dia 07 de junho. O edital com o cronograma foi divulgado no Diário Oficial na última segunda-feira, 13.

Este ano, os interessados em participar do exame e que não foram beneficiados com a isenção, devem efetuar o pagamento de R$85 da taxa de inscrição até o dia 12 de junho. O pagamento pode ser via PIX, boleto bancário ou cartão de crédito.

Para a inscrição, o candidato deve acessar a Página do Participante, no portal do INEP com a senha da conta gov.br. Os alunos que conseguiram a gratuidade no exame, também devem fazer a inscrição, assim como os treineiros.

Página do Participante do Enem 2024.

Passo a passo para inscrição no Enem:

• Acesse a Página do Participante
  • Informe o número do CPF, data de nascimento, dados pessoais e endereço
  • Escolha a opção de Língua Estrangeira, Inglês ou Espanhol
  • Verifique os dados e arquive sua foto de acordo com as orientações fornecidas na própria página
  • Por fim, confirme e finalize sua inscrição.

Após a inscrição, é possível acompanhar e alterar os dados até o prazo final das inscrições, que será em 7 de junho. No entanto, a inscrição apenas será confirmada após a validação do pagamento da taxa.

Confira todas as informações sobre o Enem 2024:

INEP divulga datas do Enem 2024; confira o calendário completo

Abaixo, confira o cronograma completo do Enem 2024.

Calendário Enem 2024:

• Inscrições: de 27/5 a 7/6/2024
  • Pagamento da taxa de inscrição: de 27/5 a 12/6/2024
  • Pedido de tratamento pelo nome social: de 27/5 a 7/6/2024
  • Solicitação de atendimento especializado: de 27/5 a 7/6/2024
  • Resultado das solicitações de atendimento especializado: 17/6/2024
  • Recurso para pedidos negados: de 17/6 a 21/6/2024
  • Resultado do recurso: 27/6/2024
  • Aplicação do Enem: 3 e 10/11/2024
  • Divulgação do gabarito: 20/11/2024
  • Divulgação do resultado: 13/1/2025

Fique atento às notícias e não perca nenhuma atualização sobre o Enem 2024: