Medicina e engenharia disputam título de profissão mais prestigiada

Medicina e engenharia

A 14° edição do levantamento do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESP) realizado para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apontou os cursos de medicina e engenharia como as profissões mais prestigiadas do Brasil.

A pesquisa

A pesquisa, realizada entre 1º e 7 de julho de 2023, entrevistou 3.000 pessoas em cinco regiões do país e teve como objetivo saber se os brasileiros estão de acordo com as tendências internacionais de recalibração de carreira e prestígio profissional influenciadas pelas mudanças sociais e econômicas e pela influência da mídia e das redes sociais.

Políticos estão entre as profissões menos prestigiadas, com apenas 25% dos entrevistados se sentindo satisfeitos com elas.

Resultados

Com a pesquisa é possível verificar as profissões mais prestigiadas e as que ocupam uma posição mais baixa comparada a elas. Os resultados podem refletir diferentes fatores como: estabilidade financeira, influência e status.

Confira algumas das profissões listadas:

Abaixo de 60%

• Artista – 58%
  • Policial militar ou civil – 45%
  • Influenciador Digital – 43%
  • Motorista de ônibus ou caminhão – 41%
  • Político(a) – 25%

Entre 61% e 79%

• Arquiteto(a) – 79%
  • Psicólogo(a)- 76%
  • Economista – 74%
  • Banqueiro(a) – 66%
  • Jornalista – 63%

Acima de 80%

• Médico(a) – 89%
  • Engenheiro(a) – 84%
  • Cientista – 82%
  • Desenvolvedor(a) de software/ TI – 81%

Ainda com as informações do levantamento, os entrevistados responderam a situação atual com suas respectivas ocupações. 77% afirmaram que estão satisfeitos com seus empregos atuais, contra 19% que expressam descontentamento.

Confira algumas matérias que podem te interessar:

MEC avalia reabrir negociações das dívidas do Fies

Universidade Veiga De Almeida – Medicina nota máxima no MEC

IPESPE – Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas

O IPESP é um instituto fundado em 1986 por um time de pesquisadores e professores universitários. Com 36 anos de atuação, o instituto se destaca como um dos mais duradouros do país.

O Ipesp já realizou levantamentos e pesquisas em todos os municípios do Brasil

Através do site do instituto é possível conferir diversos materiais sobre a percepção da sociedade brasileira sobre aspectos do próprio país.

Informações por:

Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas