Dos cursos disponibilizados na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Medicina segue no topo como a graduação mais concorrida da instituição, segundo os dados divulgados pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) na última quinta-feira, 21.
O levantamento, fruto da pesquisa para identificar os 10 cursos mais concorridos na instituição, indicou que a campeã Medicina conta com cerca de 25,387 inscritos. Ou seja, um total de 295 candidatos disputam uma das 86 vagas ofertadas.
Na lista divulgada pela Comvest, além de medicina, também se destacaram os cursos de Arquitetura & Urbanismo e Ciência da Computação, em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Confira a seguir a lista completa divulgada pela instituição com a relação de candidatos para as vagas disponibilizadas:
- Medicina (295 c/v)
- Arquitetura e Urbanismo (88 c/v)
- Ciência da Computação (82 c/v)
- Ciências Biológicas (54 c/v)
- Engenharia da Computação (48 c/v)
- Comunicação Social-Midialogia (41 c/v)
- Farmácia (36 c/v)
- História (30 c/v)
- Ciências Econômicas – Integral e Noturno (30 e 29 c/v)
- Enfermagem (28 c/v)
Para o vestibular deste ano, foram mais de 64 mil inscritos para disputar as 2.537 vagas dos 69 cursos de graduação da instituição de ensino. O número já supera a quantidade de inscritos do ano anterior, que recebeu um total de 61.626 inscrições, logo uma alta de 5%.
Quer saber mais sobre a Unicamp? No Prescrição, tem todas as informações que você precisa saber sobre a instituição:
Vestibular Unicamp
As provas para a seleção de vestibular acontecem em duas fases. A primeira fase será realizada em 29 de outubro. São 72 questões objetivas que abrangem língua portuguesa, literatura, língua inglesa, além da redação.
A segunda prova será aplicada nos dias 03 e 04 de dezembro, composta por 30 questões dissertativas. Nesta segunda fase, os candidatos responderão questões de matemática, ciências humanas, ciências da natureza, além de conhecimentos específicos de acordo com a opção de curso escolhida.
De acordo com o edital da Unicamp, para os cursos que exigem provas específicas, como Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, as provas de Habilidades Específicas ocorrem entre os dias 7 a 9 de dezembro.
Como forma de ingresso, além do vestibular tradicional, a instituição também aceita o uso da nota do Enem, apesar de não participar do Sisu. A Unicamp oferta, ao todo, 3.340 vagas regulares para o ingresso em 2024. Logo, 2540 para o ingresso através do vestibular e 800 disponibilizadas para o ingresso através do Enem.