Medicina lidera lista das maiores notas de corte do Fuvest 2024

notas de corte da Fuvest

A Universidade de São Paulo (USP) publicou na quarta, 29, as notas de corte do Fuvest primeira fase, responsável pela seletiva de ingressos através do vestibular da instituição. Entre as maiores notas de corte do processo seletivo, Medicina ocupa o primeiro lugar em três campi da instituição, São Paulo, Ribeirão Preto e no município de Bauru.

Os cursos de Medicina das cidades de São Paulo e Ribeirão Preto obtiveram 79 pontos cada um. Enquanto isso, no campi de Bauru, o curso obteve 77 pontos. Em terceiro lugar na lista das maiores notas, também aparece Engenharia Aeronáutica, em São Carlos, com 73 pontos. E em São Paulo, com 69 pontos, o curso psicologia ocupa o quinto lugar da lista das maiores notas de corte da instituição.

Confira a lista completa com as notas de corte da primeira fase da Fuvest.

Os candidatos selecionados para a segunda fase do vestibular terão acesso a lista de aprovados, bem como os locais de prova, a partir da próxima sexta-feira, 1. Confira o cronograma com as próximas etapas do processo seletivo:

• 1 de dezembro: A Fuvest divulgará a lista de aprovados e os locais das provas;
  • 17 de dezembro: Aplicação da primeira prova da fase 2;
  • 18 de dezembro: Aplicação da segunda prova da fase 2.

No primeiro dia de prova, os candidatos responderão questões relacionadas a Língua Portuguesa e Redação. Já no segundo dia, os candidatos respondem as questões específicas do curso de acordo com a área escolhida.

Como é o vestibular da Fuvest?

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) é o setor responsável por organizar o vestibular para o ingresso à USP, um dos mais tradicionais do país e também mais concorrido. O Fuvest atrai estudantes de diversas regiões do país para estudar na UFS. Portanto, para estudar algum curso na instituição, é necessário muito estudo e ter clareza de que a seleção não será fácil. Além disso, o processo seletivo da Fuvest é aplicado em duas etapas eliminatórias:

• Na prova da primeira fase do Sisu 2023, aplicada em 19 de novembro deste ano, os candidatos responderam 90 questões objetivas sobre conhecimentos gerais de disciplinas do Ensino Médio.

• Já na segunda fase, os candidatos que foram classificados da fase 1, responderão duas provas, aplicadas em dois dias. Nesta etapa, os estudantes respondem as questões de Língua Portuguesa, com 10 questões, e uma Redação. No segundo dia, são aplicadas 12 questões abordando os conhecimentos específicos dos cursos escolhidos pelos candidatos.

É possível estudar na USP através da nota do Enem?

A partir deste ano de 2023, a Fuvest passou a utilizar também a nota do Enem para o ingresso de candidatos à instituição. Assim, aprovada pelo Conselho Universitário em novembro de 2022, a nova modalidade, o Enem-USP, substituirá o ingresso a partir do Sisu. Sendo assim, os candidatos que se inscreveriam para a USP através do Sisu, devem realizar sua inscrição a partir da opção do Enem-USP, que abrirá vagas para 2024 a partir de dezembro de 2023.

Podem participar da nova modalidade todos os candidatos que fizeram o Enem 2023 e pagantes de uma taxa de R$10, via boleto no site da Fuvest. Para inscrição, os candidatos devem acessar o portal da Fuvest e informar o número de CPF, o interesse na taxa de isenção, caso necessite, e a área de interesse: Ciências Biológicas e da Vida; Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Sociais. Além disso, o candidato deve informar também até três cursos de interesse dentro da respectiva área de conhecimento.

Confira o calendário do Enem-USP 2024
  • Inscrições:  das 02h de 04/12/2023 até às 12h de 05/01/2024;
  • Pagamento taxa de inscrição: até 08/01/2024
  • Período para alteração do curso escolhido dentro da área escolhida: das 02h de 18/01 até às 12h de 19/01/2024
  • Resultado: 24/01/2024;
  • Matrícula: a partir de 30/01/2024.

Quer saber mais sobre processos seletivos para Medicina? Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdos importantes do mundo da medicina:

Newsletter Melhores Escolas Médicas