Medicina no exterior: isso é possível para brasileiros?

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Conseguir um diploma médico em uma instituição de Ensino Superior em outro país tem sido o caminho trilhado por muitos brasileiros para conseguir realizar o sonho da graduação. Por isso, neste post trouxemos mais uma boa notícia: é possível cursar Medicina no exterior sim. Quer conhecer os detalhes? Vem que eu conto.

Medicina no exterior

Se você sonha em estudar Medicina no exterior, precisa, antes de tudo, encontrar o melhor destino para você. Essa escolha pode ser mais difícil do que parece. Isso porque os cursos de medicina variam muito de um país para o outro.

O planejamento financeiro é importantíssimo porque o gasto não é apenas com a mensalidade, quando tiver, mas com moradia, alimentação, transporte, material didático etc.

Leia também: Melhores países para estudar medicina

Conhecer bem a moeda local e fazer as conversões para a moeda brasileira dá uma boa estimativa de custos.

Muitos brasileiros optam por universidades em países vizinhos como Argentina, Bolívia e Paraguai porque as mensalidades são geralmente mais baratas do que no Brasil e o custo de vida também é mais acessível.

Se você optar por universidades americanas ou europeias, aí o custo fica muito mais alto e o processo de entrada é mais difícil e concorrido. Grande parte das universidades americanas, por exemplo, oferecem pós-graduação na área médica e não necessariamente na graduação.

Não basta fazer a graduação no exterior para exercer a Medicina no Brasil. Todos os médicos que obtiveram o diploma é um país estrangeiro devem fazer o Revalida para exercer a profissão. Aqui eu explico mais detalhes sobre essa prova.

Onde cursar medicina no exterior?

Argentina

O que você pode encontrar no país vizinho? Ensino público, gratuito e de qualidade. É mais fácil de morar, por ser membro do Mercosul, o idioma é espanhol, parece português, mas não é, portanto, se não domina a língua, vá estudar. O custo de vida pode valer a pena, já que o real é mais valorizado que o peso argentino.

Onde: Universidade de Buenos Aires; Fundação Hector A. Barceló; Universidade de Morón; Universidade Nacional de Rosário; Hospital Italiano; Universidade Mainmónides; Universidade Nacional de La Plata.

Portugal

Assim como no Brasil, em Portugal o curso de Medicina é composto por aulas teóricas e práticas, com duração de 6 anos. Mas apesar do tempo ser o mesmo, os ciclos funcionam de maneiras diferentes (3 anos de ciclo básico e 3 anos de ciclo clínico), sendo este último ano do ciclo clínico destinado ao estágio supervisionado – conhecido no Brasil como internato.

Onde: Universidade de Lisboa; Universidade de Coimbra; Universidade de Porto; Universidade da Beira Interior.

Reino Unido

O país é uma referência na pesquisa médica, o tempo do curso de medicina é parecido com o Brasil, você consegue concluir em 6 anos, lembrando que o curso é em inglês, então se você não domina o idioma, corra para aprender. É possível conseguir bolsas de estudos, como na Universidade de Cambridge, que cobrem todos os seus gastos com anuidade, e algumas auxiliam com outras despesas.

Onde: Oxford; Glasgow; Bristol.

Agora que você já sabe onde cursar medicina no exterior, inscreva-se no canal da MEM no youtube e prepare-se para o vestibular de Medicina com quem entende do assunto!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?