publicidade

Medicina no Maranhão: instituições de ensino não alcançam excelência plena nos principais meios de avaliação

Compartilhar:

Existem dezesseis instituições que ofertam o curso de Medicina no Estado do Maranhão. Entre privadas e públicas, nenhuma delas alcança, simultaneamente, a nota máxima nos principais meios de avaliação de ensino; permanecendo fora da excelência plena institucional.

A análise foi realizada a partir de um conjunto de dados encontrados no e-Mec e nas últimas edições do Ranking Universitário Folha (RUF) e do Guia da Faculdade (Estadão). Mesmo que algumas universidades alcancem boas avaliações em determinadas posições, no geral elas não estão no topo do ranking.

Apesar do quadro avaliativo não estar completo em todas as instituições maranhenses, o Portal Melhores Escolas Médicas trouxe, a partir dos dados já fornecidos, uma análise do ensino de medicina no Estado.

Importância das Avaliações

O e-Mec utiliza parâmetros como Conceito de Curso (CC), para avaliação dos cursos, qualificação dos professores e infraestrutura oferecida e Enade para avaliação do desempenho dos concluintes em relação aos conteúdos e competências curriculares. As instituições com nota 1 e 2 são consideradas insatisfatórias e as com 4 e 5 indicam padrão de qualidade; a nota 3 as classifica como medianas.

Obter 5 em todas as métricas qualifica a instituição como centro de excelência, porém atualmente apenas 46 instituições brasileiras tem excelência plena. Você pode verificar esse dado na análise das escolas de medicina em Sergipe, clicando aqui.

O Ranking Universitário da Folha (RUF) avalia universidades públicas e privadas a partir de critérios como qualidade de ensino, avaliação do mercado de trabalho e nota dos concluintes. São critérios que analisam detalhadamente as instituições, comparando-as e impulsionando melhorias.

Já o Guia da Faculdade (Estadão) concentra sua avaliação nos cursos específicos, com notas dadas por professores e coordenadores de todo o país. A classificação é feita por meio de estrelas, sendo 5 o máximo de aprovação oferecida.

Essas formas de avaliação são importantes não somente para as instituições, mas também para o estudante na hora de escolher em qual ingressar. Para isso, o ideal é cruzar todos os dados para fornecer uma melhor visão das escolas com melhores cursos e infraestrutura.

Apenas 2 instituições maranhenses possuem todas as avaliações

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Ceuma (UNICEUMA) são as únicas do Estado que possuem todo o quadro avaliativo completo: CC, Enade, RUF e Guia da Faculdade.

De acordo com as métricas do MEC, as universidades se encontram assim:

CAMPUS  CC  ENADE  
UFMA – São Luís  4 (2025)  2 (2023)  
UFMA – Imperatriz  5 (2025)  4 (2023)  
UFMA – Pinheiro  4 (2025)  3 (2023)  
UNICEUMA – São Luís e Imperatriz  5 (2024)  2 (2023)  

Embora alcancem boas notas no Conceito de Curso (CC), algumas até recebendo nota máxima, o que chama a atenção também é a insatisfação avaliativa em alguns campi no Enade. O único campus que obteve boa avaliação nos dois critérios foi o de Imperatriz.

Quanto a posição geral do RUF, a UFMA se encontra na 91º posição, enquanto a UNICEUMA ocupa a 159º posição. No indicador de qualidade de ensino do ranking, ambas também possuem posições distantes. Enquanto a UFMA se qualifica em 108º posição, a UNICEUMA está sem posição definida; intercala entre a 251-300º.

O Guia da Faculdade utiliza, diferentemente da RUF, estrelas para avaliar os cursos. 5 é o máximo de estrelas obtidas na avaliação. A UFMA recebeu 4, já a UNICEUMA ficou com 3.

CC e Enade: demais instituições com avaliações realizadas

Das dezesseis instituições, apenas 4 estão sem a avaliação do MEC: a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Faculdade de Medicina de Açailândia (FAMEAC Idomed), Faculdade de Ciências da Saúde Pitágoras de Codó (PIT Saúde Codó) e a Faculdade Pitágoras de Bacabal (PIT Bacabal).

Veja a seguir os demais institutos de ensino que foram avaliados pelas métricas do MEC:

Instituição  CC  ENADE  
Faculdade Anhanguera de São Luís  5 (2023)  Não realizado  
Faculdade de Tecnologia e Administração Edufor  5 (2023)  Não realizado  
Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão  5 (2023)  Não realizado  
Faculdade Itpac Santa Ines (Afya Santa Inês)  5 (2024)  Não realizado  
Universidade Estadual do Maranhão  Não realizado  1 (2023)  
Instituto Florence de Ensino Superior  5 (2024)  Não realizado  
Centro Universitário Maurício de Nassau de São Luís  5 (2022)  Não realizado  
Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB)  5 (2021)  Não realizado  
Faculdade de Ciências e Saúde Edufor – São Luís  4 (2023)  Não realizado  
Instituto de Desenvolvimento e Aprendizagem – IDEA São Luiz  4 (2023)  Não realizado  

RUF e Guia de Faculdade (Estadão)

Apenas 9 instituições foram avaliadas pelo RUF e ocupam na categoria geral posições a partir da 90º. A pior posição geral do Estado, no entanto, intercala entre a 301-350º.

As instituições com as mais baixas qualificações pelo Ranking Universitário são: Afya Santa Inês, PIT Saúde Codó, FAMEAC Idomed e a PIT Bacabal – 3 delas que ainda também não obtiveram nota pelo MEC.

A UEMASUL e o UNDB ocupam o intervalo entre 251-300º. A Edufor de São Luís vem logo em seguida, ocupando o intervalo entre 201-250º. As três melhores posições maranhenses, respectivamente 159º, 91º e 90º, ficam com a Uniceuma, UFMA e a UEMA.

Quanto ao Guia da Faculdade, apenas 3 instituições estão na planilha oferecida: UFMA (4 estrelas), UNICEUMA (3 estrelas) e UEMA (3 estrelas).

Escolas de Medicina no Maranhão

Os dados mostram que, apesar da diferentes escolas médicas maranhenses, a maioria das instituições ainda estão em processo de consolidação; realizando suas primeiras avaliações e/ou ocupando lugares medianos em rankings nacionais.

De forma geral, as instituições atendem aos critérios estabelecidos pelos órgão avaliadores, variando entre médio e bom, mas gera certa preocupação com as baixas (ou inexistentes) notas no Enade.

Para o estudante, esses conceitos e critérios são importantes para serem observados e estudados. Assim, eles podem compreender o panorama do ensino médico em nível regional e nacional e eventualmente escolher em qual quer seguir.

Leia também:

📲 As principais notícias do dia na sua caixa de entrada! Se inscreva na Newsletter da MEM

Índice

Você também pode se interessar por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.