Como começar a estudar para o vestibular de medicina em 2023?

Você já ouviu aquela música “camarão que dorme a onda leva”? Pois ela é a mais pura verdade quando estamos falando da preparação para tornar-se oficialmente um medaholic. Por isso, neste post a MEM Responde como começar a estudar para o vestibular de Medicina em 2023?

Agora que você decidiu que quer ser médico(a), antes de sair prestando o primeiro vestibular que aparecer na sua frente, é importante planejar com sua família os próximos seis anos de estudo – especialmente se as faculdades particulares são a sua prioridade.

Medicina é um curso concorrido, seja em faculdades públicas ou particulares. Serão anos de muito empenho, mas quando terminarem você terá uma profissão de extrema relevância social.

Comece a estudar para o vestibular de Medicina

Ser aprovado em uma boa faculdade de medicina é um grande desafio. Por isso, eu separei algumas dicas para te ajudar na preparação.

1. Pesquise sobre as faculdades.

Veja quais são públicas, particulares, onde ficam, quando abrem e quanto custam as inscrições. Aqui tem a relação dos próximos vestibulares e também os valores das mensalidades. É recomendável não escolher apenas uma, mas também não querer prestar demais para não perder o foco na preparação.

2. Converse com a sua família.

Quem vai prestar o vestibular é você, mas faz toda diferença contar com uma rede de apoio ao longo do processo. É um curso que demanda muito envolvimento da família, até porque muitas vezes ela se mostra relutante ao imaginar os custos altíssimos, mas existem soluções e quanto mais cedo eles estiverem conscientes disso, melhor para todos.

3. Defina metas.

Cadê aquele seu calendário, planner ou agenda? Tá na hora de definir claramente quais são seus objetivos diários, mensais e semestrais. Nos primeiros 6 meses do ano você vai precisar de muito estudo para deixar claro os conteúdos do ensino médio. Nos 6 meses finais, são abertas as inscrições para os vestibulares e divulgados os editais. É aqui que você poderá se debruçar exatamente no conteúdo que a faculdade que você escolheu cobra, assim o seu estudo será mais assertivo.

4. Faça provas antigas das faculdades que você escolheu.

Essa é a dica de milhões! A verdade é que o vestibular aprova quem mais sabe como fazer a prova. Nos últimos 6 meses antes da prova, se organize para estudar os conteúdos pela manhã e frequentemente, de 2 a 3 vezes na semana, faça uma prova antiga de uma das faculdades que selecionou. Assim, além de conhecer o estilo das questões, você poderá fazer um planejamento do tempo necessário para responder às questões quando chegar o vestibular para valer, por exemplo. Tenho algumas aqui para você!

Com esse guia prático em mãos, o processo vai fluir melhor, eu tenho certeza! Você já pode começar a estudar para o vestibular de medicina em 2023 e com as ferramentas certas que o Melhores Escolas Médicas te oferecer, a vitória vem, meu medaholic!

Quer estudar em uma das melhores escolas médicas do país?

Agora, cá entre nós, sabia que a Universidade de Vassouras – Univassouras para os íntimos – é considerada a melhor escola médica do Estado do Rio de Janeiro nos indicadores do MEC?

Com hospital próprio, aulas práticas desde o primeiro período, programa de residência e projetos de extensão que enriquecem a experiência do aluno, a universidade garante uma nota 4, considerada excelente.

Não perca a oportunidade de se tornar um profissional qualificado, inscreva-se no vestibular de Univassouras antes que o período de inscrições acabe!

Conheça tudo sobre o curso de medicina da Univassouras clicando aqui.