Como conseguir dinheiro durante o curso de Medicina?

A carreira em Medicina é o sonho de muita gente, mas ‘quem vê close não vê corre’, não é mesmo, medaholic? Até alcançar o tão sonhado jaleco, é preciso muito esforço e dedicação. E isso incluir buscar maneiras de conseguir dinheiro durante o curso de Medicina para manter as despesas básicas com alimentação, moradia e outros itens necessários à graduação. Eu trouxe algumas sugestões para você nesse post.

Ainda que existam diversas universidades públicas com ampla concorrência para o curso de Medicina, fazer a graduação em uma faculdade particular pode ser uma excelente alternativa não somente por questões logísticas e estruturais, mas também para que você consiga se formar em uma instituição que possua um plano pedagógico mais alinhado aos objetivos que você almeja alcançar quando estiver atuando no mercado.

Atualmente, existem várias oportunidades de ganhar dinheiro durante a graduação, ainda mais depois que a pandemia acelerou o mercado digital. Há também formas mais tradicionais de conseguir renda extra na faculdade como: iniciação científica, monitorias, estágios acadêmicos e venda de doces, por exemplo.

Confira a seguir a relação de sete ideias para te ajudar conseguir dinheiro durante o curso de Medicina:

1: Dê aulas e monitorias para vestibulandos
2: Ajude médicos em seus sites e redes sociais
3: Revise artigos científicos
4: Faça estágios em empresas do setor da saúde
5: Vendas online
6: Seja um cuidador de cães e gatos quando os donos viajam
7: Venda seus resumos

E aí, bora começar a ganhar dinheiro? Com certeza seu esforço será recompensado.

Mercado de trabalho para Medicina

O mercado de medicina, embora concorrido, é promissor em todo o país. Ele oferece oportunidades em muitos municípios de todo o Brasil, com possibilidade de atuação tanto no serviço público como no privado. Unidades Básicas de Saúde, clínicas, hospitais, unidades de pronto atendimento, centros de pesquisa e clínicas privadas são alguns dos locais nos quais o médico pode exercer sua prática profissional.

A empregabilidade da área, segundo o Ipea, chega a 97%. Por outro lado, tanto sucesso tem seu preço: os médicos estão entre aqueles que têm a jornada de trabalho mais pesada entre os profissionais de nível superior: 42 horas por semana.

Jornada do curso de Medicina

Em um curso de Medicina, os alunos são preparados para exercer uma profissão complexa, com muitas opções de atuação no campo clínico e nas várias especialidades e espaços de prática, seja na pesquisa, na saúde pública ou na gestão. Dessa forma, a escolha da universidade onde você vai cursar a graduação precisa ser acertada.

Interessados em cursar medicina no Brasil precisam passar no vestibular tradicional da instituição de ensino ou utilizar a nota do Enem para conseguir a vaga desejada. O Exame Nacional do Ensino Médio também é o mecanismo para ingresso através de programas do governo federal, a exemplo do Sisu, Prouni e Fies.

Sabemos que trata-se de um investimento elevado, embora tenha boas perspectivas de retorno. Por isso, todos os anos, o MEM realiza um mapeamento dos valores das mensalidades das faculdades de Medicina espalhadas em todo o país.

Espero ter ajudado com dicas inspiradoras para você conseguir dinheiro durante o curso de Medicina. No nosso canal do youtube tem mais conteúdo exclusivo para você.