Como cursar e quanto custa Medicina no Paraguai?

quanto custa Medicina no Paraguai

Ninguém pode negar que o Brasil tem bons cursos de medicina. Porém, também é bem verdade que ingressar numa Escola Médica brasileira não é nada fácil e exige anos de preparação muito focada nos estudos, além do valor elevado das mensalidades no caso das faculdades particulares. Por isso, muitas pessoas optam por obter o diploma fora do Brasil. Mas como cursar e quanto custa Medicina no Paraguai? É isso que você descobre neste post, medaholic!

Fronteira com o Brasil, a Argentina e a Bolívia, o Paraguai costuma receber muitos brasileiros todos os anos, seja para turismo, trabalho ou estudo. A Ponte Internacional da Amizade liga Foz do Iguaçu, no Paraná, e Ciudad del Este, no Paraguai, e o país ainda pode ser facilmente acessado por brasileiros por meio da Fronteira entre Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e Pedro Juan Caballero.

Essa facilidade no acesso também atrai muitas pessoas que buscam um ensino de qualidade com um custo baixo. Um dos países mais baratos da América Latina, nosso vizinho costuma ser cerca de 19% mais barato. De acordo com a Expatistan, uma única pessoa gasta cerca de R$ 4 mil mensais para viver bem na capital Assunção.

No Paraguai, as universidades públicas são pagas, exceto para alunos com vulnerabilidade econômica ou que estudaram em escolas públicas paraguaias.

O curso tem duração de 6 anos, ou seja, o mesmo tempo de duração do Brasil. Assim nesse tempo já é incluso o internato rotativo, onde é realizada somente a prática do curso. Independentemente da faculdade que você for estudar, os anos de duração serão o mesmo.

Quanto custa Medicina

O valor da faculdade de Medicina no Paraguai depende da Escola Médica em que você for aprovado, mas sempre ficam na faixa de R$ 900,00 a R$ 1500,00 reais mensais. É importante lembrar que esses valores são influenciados pela cotação do câmbio, o que pode gerar uma variação, já que a moeda local é o Guarani.

Aqui vai uma dica: é possível efetuar o pagamento do valor da faculdade de Medicina do Paraguai integral. Ou seja, você agrupa todas as mensalidades do ano e faz um pagamento único. Dessa forma, você ainda pode garantir um desconto, que geralmente fica na faixa de 10% a 20% para pagamento anual.

Como cursar Medicina

Embora o idioma seja o espanhol, você não precisa ter o certificado de proficiência para ingressar numa Faculdade de Medicina no Paraguai e, atualmente, existem muitos professores que falam português, inclusive.

Quem decide cursar uma faculdade de medicina no Paraguai precisa ter ciência de que a graduação exige que o aluno tenha o seu visto de imigração. Esse documento pode ser obtido tanto como estudante ou como profissional da saúde, porém isso vai depender de caso a caso.

O ingresso nas Faculdades de Medicina do Paraguai é realizado sem vestibular, ou seja, o aluno não precisa realizar um processo seletivo assim como ocorre nas Escolas Médicas brasileiras.

Existem algumas faculdades de Medicina em que é necessário realizar um curso de adaptação (Chamamos ele de Nivelação aqui) antes de iniciar o ano letivo, porém não é um processo seletivo no formato de avaliação como estamos acostumados.

Se você já decidiu que vai estudar medicina no exterior e já sabe quanto custa Medicina no Paraguai, não se esqueça que essa oportunidade também exige preparação, estratégia e conhecimento. Por isso, acompanhe a MEM para garantir a sua aprovação!

5 respostas

1. desejo fazer a faculdade de medicina no Paraguai porque no Brasil e muito caro esse e meu sonho me tornar um profissional na área da saude