Como cursar e quanto custa Medicina nos EUA?

Quem nunca assistiu uma série famosa de medicina nos Estados Unidos e quis cursar medicina no exterior que atire o primeiro jaleco. Mas como cursar e quanto custa Medicina nos EUA? É isso que você descobre neste post, medaholic!

Medicina nos EUA

Para ingressar no curso de medicina nos EUA, o candidato deverá fazer uma graduação prévia, com matérias interligadas com a medicina de fato. Além disso, pode ser necessário mais um período de residência remunerada além dos oito anos iniciais e a prova do conselho de medicina.

Para se matricular numa instituição de ensino superior nos EUA é necessário passar pelos 2 principais testes padronizados, conhecidos como: ACT e SAT. Felizmente, ambas as avaliações podem ser feitas no Brasil, mas apesar das semelhanças entre elas, cada universidade estrangeira tem seu critério de aceitação sobre cada uma.

Para você: E-Book para saber como sobreviver ao Multiverso Med!

Além do vestibular, é requisito básico entre universidades estadunidenses que todo estrangeiro comprove seu nível de proficiência na língua inglesa. Embora o TOEFL seja o exame mais comum, muitas universidades também aceitam o certificado de proficiência do IELTS.

Agora, se liga: as faculdades de Medicina são extremamente competitivas, mesmo para americanos, e quase sempre precisam ser pagas à vista, sem qualquer possibilidade de financiamento ou bolsas de estudos.

Como não há um curso específico, o preço da mensalidade de uma Pre-med school pode variar muito, dependendo da instituição. Não é barato, e pode ir de US$ 9,900 à US$ 34,700 a anuidade.

Em resumo, as etapas da graduação de Medicina nos EUA são:

– Fazer os vestibulares estadunidenses: SAT e ACT;
– Estrangeiros devem comprovar a proficiência em inglês;
– Fazer pré-med;
– Fazer prova de ingresso na pós-graduação;
– Terminar a pós-graduação;
– Exame de licenciamento médico;
– Passar pelo sistema de seleção de residência médica;
– Superespecialização;
– Reconhecimento de título.

Quem se forma nos EUA pode trabalhar no Brasil?

Para quem precisa validar o diploma de medicina dos EUA no Brasil, o Ministério da Educação disponibiliza o Revalida, que é uma prova que vai aferir se o estudante possui o nível de conhecimento e técnica médica necessários para atuar na rede de saúde brasileira, de acordo com as diretrizes educacionais que estão em vigor no sistema de ensino nacional e são seguidos pelas Escolas Médicas em todo o país.

O processo avaliativo do Revalida é dividido em duas etapas eliminatórias que são aplicadas em momentos distintos: provas escritas e prova de habilidades clínicas. Segundo o INEP, o exame é fundamentado na demonstração de conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao exercício da medicina.

Se você já sabe quanto custa Medicina nos EUA e decidiu que vai estudar medicina no exterior, não se esqueça que essa oportunidade também exige preparação, estratégia e conhecimento. Por isso, acompanhe a MEM para garantir a sua aprovação!