Como é o ranking das notas de corte do Enem?

Como é o ranking das notas de corte do Enem?

Não é novidade que Medicina costuma ser o curso mais disputado dos vestibulares em 10 entre 10 vestibulares, mas você já parou para pensar como é o ranking das notas de corte do Enem? Essa é uma questão importante, afinal elas são a porta de acesso a muitas Faculdades de Medicina em todo o país. Por isso, o MEM responde pra você.

A nota de corte é a pontuação do candidato que ocupa a última vaga ofertada para a opção de curso/modalidade de concorrência. Já a classificação indica os selecionados em relação ao número de vagas ofertadas naquela Escola Médica.

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada Faculdade com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Atenção: a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, mas não garante a seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos.

As instituições de ensino participantes do Sisu podem adotar pesos diferentes por tipo de provas do Enem. Quando o candidato se inscreve para curso que tenha um peso diferente por tipo de prova do Enem, conforme adotado pela instituição, o sistema já faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, e gera uma nova nota, que é apresentada ao candidato.

Ranking das notas de corte

Confira o ranking das notas de corte do Enem com base em dados da Edição mais recente do Sisu 2022.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – 831,99
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – 828,24
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – 824,93
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – 817,54
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (Macaé) – 817,36
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – 816,96
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – 814,47
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (Araranguá) – 814,38
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – 814,26

Como funcionam as notas de corte do Sisu 2022

A nota de corte Sisu varia de acordo com alguns critérios. Para um medaholic, os seguintes:

• O curso escolhido: Medicina, óbvio.
  • A instituição de ensino: que pode ser pública ou privada, dependendo do processo seletivo.
  • O turno: que na maioria das vezes é integral
  • A unidade: o campus da faculdade
  • Modalidade de concorrência: ações afirmativas (cotas) ou ampla concorrência

O curso de Medicina possui as maiores notas de corte nas principais universidades do país. Para você ter ideia, essa concorrência é tão elevada que pode chegar a mais de 200 pessoas disputando uma única vaga.

Enquanto o processo seletivo está rolando, as notas de corte vão mudando todos os dias. Por isso é bom ficar ligado. Mas, não há motivos para desespero.

Atenção: a nota de corte Sisu é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos.

Caso você não consiga ficar entre os classificados, pode tentar encontrar outra Escola Médica que exija uma nota de corte mais baixa ou outros programas como o Fies e o Prouni. Bora lembrar os calendários deles?

Se liga, medaholic! Tanto Prouni quanto Fies também utilizam nota de corte e, claro, Medicina está entre os cursos mais concorridos. Em geral, o desempenho no Enem precisa ser de mais de 700 pontos.

Entenda mais sobre o assunto:

Inscrições no Sisu

A inscrição ao Sisu é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet.

Todos os estudantes que participaram da edição do Enem mais recente antes do processo seletivo do Sisu, obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro, estão aptos para se inscrever no Sisu.

Atualmente, é preciso ter um acesso.gov.br feito para poder ingressar na página de inscrição do Sisu. Daí, a primeira coisa a fazer é confirmar os dados para o sistema entrar em contato com você. Depois da atualização, você está pronto para começar sua inscrição.

E aí, medaholic, me conta o que você achou do ranking das notas de corte do Enem? Alguma surpresa ou tudo sussa?

Um abraço e até a próxima! 🙂